O Parlamento Europeu
e o embargo à carne de vaca portuguesa

Nota do Gabinete de Imprensa
dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu

Bruxelas, 18 de Fevereiro de 1999

Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu valorizam o resultado obtido hoje na votação do "Segundo relatório semestral de acompanhamento da BSE", na comissão parlamentar de agricultura, pela eliminação do elogio e congratulação do PE pelo embargo decretado à carne de vaca portuguesa contido na versão original daquele texto.

Por proposta dos deputados do PCP, em vez de se "congratular", o parlamento limita-se a "tomar nota" da decisão tomada em Novembro pela Comissão Europeia (CE), o que aumenta a margem de manobra tendo em vista a obtenção de condições para um rápido levantamento do embargo.

Apesar de considerarem positivo este aspecto, os deputados do PCP lamentam a rejeição (por 10 votos contra, 5 a favor e 2 abstenções) de uma outra proposta de emenda que insta o governo português e a CE para que, "em estreita cooperação, criem as condições indispensáveis ao levantamento do embargo, o mais rapidamente possível". Os deputados do PCP assumem desde já o compromisso de apresentar esta emenda aquando da discussão e votação do relatório na próxima sessão plenária, que decorre entre os dias 8 e 12 de Março, em Estrasburgo.

Lamentável, entretanto, é o facto de, além do representante do PCP, nenhum outro deputado português ter participado na discussão e votação de hoje, apesar de todos os partidos se encontrarem aí representados e se tratar de uma questão de óbvio interesse nacional.