Declaração de Jerónimo de Sousa, Visita à Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos em S. João da Talha

É urgente a verdadeira valorização das reformas e das pensões

Ver vídeo

''

Nós quisemos hoje sinalizar o dia do idoso, com um objetivo de valorização deste equipamento, desta associação, pelo empenhamento dos seus dirigentes, pelos empenhamento dos participantes, daqueles que vêm aqui procurar o convívio e uma demonstração que estão vivos e nós valorizamos muito estas associações porque o que acontece muitas vezes, com as dificuldades financeiras que atualmente existem, é que encerram as portas e depois não abrem. Com o confinamento resultante do Covid, muitos reformados e pensionistas ficaram em casa, confinados, perdendo o contacto com a realidade e por isso manter este espaço aberto não é apenas de convívio é também manter o prazer de viver e demonstrar que, independentementede serem reformados e pensionistas, são homens e mulheres de corpo inteiro que estão de dispostos a fruir da própria viva e do convívio humano como aqui está a ser feito.

Esta iniciativa tem também uma grande atualidade tendo em conta a questão das reformas e das pensões. Nós verificamos que a inflação está numa escalada tremenda (hoje os anúncios de uma inflação de 9,3%) significará, se não forem valorizar as pensões e as reformas, a desvalorização dessas mesmas reformas e pensões. Mesmo com o avanço de meia pensão, meia reforma para Outubro, o grande problema é que o custo de vida vai aumentando, particularmente naquilo que as pessoas não podem fugir: estamos a falar dos combustíveis, estamos a falar do gás, estamos a falar da inflação, estamos a falar de uma situação onde reformas e pensões vão perder o poder de compra. Por isso se impunha a monitorização e o controle dos preços. Porque de que serve aumentarem-me 5, se depois vou ao supermercado e me custa 10? Obviamente este é um drama que está colocado e por isso a importância que tem pra nós a resposta e o envolvimento dos próprios interessados que são os reformados e pensionistas.

Quisemos sinalizar particularmente porque somos desta região, somos deste concelho, somos desta União de Freguesias e este sentimento profundo, porque você está aqui a ver é gente de trabalho, gente que trabalhou uma vida inteira e por isso mesmo aqui estão com esta disponibilidade, com este convívio e, apesar da ausência da comunicação social, salvo da Lusa (foi pena não virem), para ver que afinal estes homens e mulheres estão vivos, estão actuantes, percebem o quadro em que estão, pela forma até como nos receberam. Bem hajam e que tenham um grande êxito na sua vida.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Central
  • idoso
  • Pensionistas
  • Reformados