Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Sobre o aumento do custo de vida

Ver vídeo

''

No dia 1 de Maio, milhares de trabalhadores saíram à rua por ocasião do Dia internacional dos Trabalhadores. Denunciaram o gravoso aumento do custo de vida, seja nos combustíveis, na energia ou nos bens alimentares.

É necessário enfrentar de uma vez por todas o aumento especulativo dos preços por parte das petrolíferas, dos grandes grupos da distribuição e de outros grupos económicos, que estão na origem da escalada de preços de bens e serviços essenciais.

São necessárias soluções concretas para os problemas nas áreas da electricidade, dos combustíveis, do gás, para defender a soberania alimentar dos Estados, aumentar a produção de cereais, melhorar a cadeia agro-alimentar, apoiar a produção agrícola e a pequena pesca. E, claro, para aumentar salários e pensões.

Se não se aumentarem os salários, se não se travar o aumento do custo de vida e se se continuar a aplaudir mais gastos militares, sanções e armas, a situação só se agravará. Os trabalhadores e o povo, que já estão a pagar a factura, podem contar com a nossa intervenção por uma vida melhor e pela paz.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu