Mensagem de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral

Pela Paz e o Progresso Social

Ver vídeo

''

A paz é um direito fundamental. A paz é condição essencial para assegurar o respeito e o pleno exercício dos direitos, o desenvolvimento económico, o progresso social, a soberania.

É legítima a indignação perante as guerras de agressão, a imposição de sanções e bloqueios económicos, as injustiças e desigualdades sociais, que negam direitos a milhões de seres humanos, práticas a que os EUA e a NATO têm recorrido continuadamente.

Por isso, Portugal não deve subordinar-se e contribuir para uma política que desrespeite, interfira e agrida a soberania e os direitos de outros povos.

Nas suas relações internacionais, incluindo no âmbito da União Europeia, Portugal, não só deve afirmar e fazer respeitar a sua soberania nacional, como deve respeitar o direito de cada povo de decidir soberanamente o seu caminho.

É necessário que o Portugal de Abril, democrático, soberano, independente, realize e pugne por uma política de paz, amizade e cooperação com todos os povos do mundo.

Tenho uma profunda confiança que através da determinação de todos quantos aspiram e de alguma forma intervêm por um mundo melhor, será possível alcançar um futuro de paz, de soberania, de justiça e progresso social para o povo português, para todos os povos do mundo.

A todos quero assegurar que podem continuar a contar com o PCP.

A todos faço votos de um ano melhor.

  • Paz e Solidariedade