Intervenção de Alma Rivera na Assembleia de República, Debate sobre OE 2022

Por uma resposta global aos problemas da juventude e do País

Ver vídeo

''

Os jovens não são um artifício retórico. Os jovens precisam e o país precisa dessa resposta global aos seus problemas e é isso que o PCP tem tentado que o governo perceba.

Os jovens que precisam de poder estudar e formar-se têm de ter acesso ao ensino superior, o país precisa de mais gente qualificada e de mais ciência e tecnologia. O país precisa de acabar com os entraves que são as propinas, as bolsas insuficientes ou a falta de alojamento, tal como o PCP propõe. A recusa do governo em chegar-se à frente nestas questões significa futuros comprometidos e significa atraso para o país.

Os jovens que querem sair de casa e ser autónomos, precisam de encontrar habitação comportável e precisam de uma lei do arrendamento que dê segurança como o PCP propõe, recusar isso é eternizar a dependência e impedir milhares de jovens de começar a sua vida.

Os jovens que querem construir família, além da casa, têm de saber que têm segurança no emprego, têm de viver sem a precariedade do contrato a prazo, da empresa de trabalho temporário ou do recibo verde. Precisam de saber que não vão ser dispensados com uma mão à frente e outra atrás, ficar desempregados e literalmente com o menino nas mãos.

Precisam que o governo dê combate às normas que são usadas para explorar tal como o PCP propõe.

Recusar medidas tão importantes como estas é adiar a tal reposição geracional.

Os jovens que precisam de começar o seu projeto de vida precisam de casa, precisam de emprego e emprego com direitos, precisam de estabilidade e precisam de salários dignos. Não aumentar salários através do aumento do salário mínimo, das carreiras ou da contratação coletiva é condenar o presente e o futuro de milhares de jovens e condenar o próprio país.

As jovens gerações precisam de algo tão básico como uma casa, trabalho estável com salário digno, horários compatíveis com a vida pessoal e precisam de saber que na hora de ter filhos vai haver uma rede de creches públicas e gratuitas para pôr as crianças. Precisam de saber que não vai faltar nada aos seus filhos para avançar.

É isto que significa uma resposta global aos problemas do país e da juventude. Direitos tão básicos que continuam a faltar nas opções do governo.

Os jovens não precisam de drama, não precisam de chantagem e muito menos da intransigência do governo que é o único que pode dar essas respostas bastando querer.

Os jovens precisam é de compromissos e medidas concretas e o governo tem todos os meios para o fazer, só não o faz se não quiser.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Educação e Ciência
  • Intervenções
  • Juventude
  • propinas