Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Comício «Com a CDU levar Almada à Vitória»

Com a CDU levar Almada à Vitória

Amigos e camaradas,

É com este ambiente de confiança que encaramos estes derradeiros momentos que ainda temos para construir na campanha eleitoral da CDU para o concelho de Almada. Confiança de que, Domingo, Almada retomará o trabalho honestidade e competência que viu interrompido na Câmara Municipal.

Permitam-me, em primeiro lugar, que daqui dirija um agradecimento a todos os que se envolveram com dedicação e trabalho para assegurar o grande êxito desta campanha eleitoral.

Que saúde de forma especial, Maria das Dores Meira, a nossa candidata à presidência da Câmara e que nesta campanha mostrou quanto Almada precisa da sua experiência e do seu saber e do saber da CDU à frente do executivo municipal e, na sua pessoa, saúde todos os candidatos da CDU ao conjunto de órgãos municipais e de freguesia.

Uma palavra de saudação também aos nossos amigos e companheiros de Coligação do PEV e da ID e uma palavra de apreço a todos os homens, mulheres e jovens sem filiação partidária que com a sua disponibilidade e o seu comprometido empenhamento muito valorizam este projecto da CDU, bem como às muitas pessoas que manifestaram o seu apoio à nossa candidatura e nos incentivaram a prosseguir este combate eleitoral que queremos vencer, aqui em Almada!

Sim, foi uma grande e confiante campanha a que realizámos, reunindo uma grande simpatia e que nos dá fundadas razões para com convicção afirmar que este objectivo que definimos de vencer se irá concretizar.

Convicção que se reforçou no decurso desta campanha e que era expressa por muitos e muitos almadenses de que a vitória da CDU é não só possível, como se ampliou a tomada de consciência da falta que faz a CDU à frente dos destinos do Município para retomar e conduzir no rumo certo o desenvolvimento do concelho e dar uma nova vida a Almada!

Na verdade, o que se viu nesta campanha foi gente que votando em outras forças em diferentes eleições, dizer que nestas autárquicas vota CDU, porque reconhecem a competência dos nossos candidatos e a qualidade do nosso trabalho!

Sim, esta foi uma campanha, onde ficou clara a qualidade das nossas candidaturas e dos nossos candidatos e das nossas propostas.

Ficou muito claro que não somos todos iguais. Que aqui reside gente que se norteia no exercício de cargos públicos pela recusa em obter benefícios pessoais.

Tal como ficou claro o carácter distintivo do nosso projecto - o reconhecido Projecto da CDU – assente no trabalho, na honestidade e na competência, que aqui neste concelho deu sobejas provas e cuja vitalidade e capacidade criadora permanece e sobressai no confronto com os quatros últimos anos de entorpecimento e retrocesso de gestão PS.

Sim, estes quatro anos desfizeram toda e qualquer momentânea ilusão de uma hipotética superioridade da gestão PS na condução dos destinos deste concelho!

Sim, nesta campanha o que ficou muito claro é a incomparável diferença da acção transformadora a favor da qualidade de vida das populações protagonizada pela CDU em Almada e a frouxidão de uma gestão casuística que se limitou a navegar ao sabor do vento e sem pensar construir o futuro!

Ficou clara a incomparável diferença entre uma gestão assumidamente de vanguarda no domínio cultural, a da CDU, concebida e realizada em estreita cooperação com os agentes culturais desta terra e movimento associativo e popular e a gestão distante e apática, sem iniciativa, nem proposta destes últimos quatro anos!

Prometeram muito, mas não só concretizaram pouco, com fizeram o inverso do que anunciaram, em acção e em obra!

Uma campanha que confirmou o que há muito se sabia, que a valorização dos trabalhadores das autarquias não é uma preocupação desta gestão, ao contrário da CDU, que tem um compromisso sério com os seus direitos e condições de trabalho, e que assume essa valorização como uma das componentes essenciais em que assenta o seu projecto autárquico!

O que se viu nesta campanha é que a CDU continua a ser sinónimo, em largos sectores da população, de condição decisiva para a defesa dos seus direitos, para a solução dos problemas e para a promoção do desenvolvimento e progresso locais.

A força que não exclui, nem marginaliza, antes integra.

A força que apresenta soluções e ouve quem tem problemas, que está sempre presente junto das pessoas independentemente das suas opções políticas, ideológicas ou religiosas.

Estas são razões de sobra para afirmar com toda a convicção que a CDU vale a pena!

Vale a pena pela dimensão democrática e participada da gestão que não tem paralelo.

Pela atenção que dá aos problemas sociais e pelo particular cuidado dedicado aos problemas das crianças, aos jovens, aos idosos, aos mais desfavorecidos.

Vale a pena pela posição firme que assume de defesa dos serviços públicos e do acesso à saúde, à educação, à cultura, à protecção social, à habitação, aos transportes e à mobilidade.

Vale a pena pela atenção que dá à defesa e melhoria do ambiente e salvaguarda do património construído e natural.

Vale a pena pela resposta inovadora que dá para a satisfação de necessidade básicas da população, de planeamento e ordenamento do território, de democratização do acesso à cultura e ao desporto, de ligação da escola ao meio, de valorização do espaço e do ambiente.

Vale a pena pela intervenção coerente em defesa do poder local, da sua autonomia, dos meios e recursos financeiros, organizacionais e humanos a que tem constitucionalmente direito para exercer as suas atribuições e competências.

Temos uma grande confiança pela campanha que realizámos.

Uma campanha em que foi visível o reconhecimento da CDU pelos almadenses como a grande força portadora de um verdadeiro projecto de desenvolvimento!

Sim, os trabalhadores e povo do concelho de Almada têm motivos para entregar à CDU a condução dos destinos do concelho, confirmando-a, com o reforço da sua votação, como a força indispensável e necessária para a defesa dos mais genuínos interesses das populações do concelho.

Sim, a vitória está ao nosso alcance!

Este é um objectivo que precisamos de continuar a perseguir até à hora das eleições, fortalecendo-a ainda mais!

Não desarmando, não descansando e lembrando que de hoje até Domingo, temos ainda muitas horas para assegurar que familiares, amigos, vizinhos, conhecidos, todos os que compreendem a importância da CDU ter mais força, não faltarão com o seu voto no próximo dia 26, depois de amanhã!

Até lá não podemos abrandar no esforço para a conquista de novos votos, mas também para que nenhum voto se perca para assegurar e reforçar a vitória da CDU!

O voto que é a mais segura garantia de que será utilizado para dar expressão e força à solução dos problemas e à promoção do desenvolvimento de cada um dos nossos lugares, das nossas freguesias, do nosso concelho de Almada.

O voto que vale para dar força também à luta que travamos para levar o País para a frente!

Vamos com convicção mobilizar vontades, levando a todo o lado a nossa mensagem, a nossa palavra, as nossas propostas a todas as pessoas para que seja possível uma CDU mais forte!

Que ninguém falte no Domingo, com o seu voto na CDU!

Sim, este concelho de Almada e o País, precisam desta força que faz a diferença!

Viva a CDU!

• Poder Local e Regiões Autónomas