Declaração de Jerónimo de Sousa, Visita ao centro de treinos do Amora Futebol Clube

Desporto para todos só com a CDU

''

Na quinta-feira, 16 de Setembro, Jerónimo de Sousa deu o «pontapé de saída» em defesa do direito ao desporto e do desporto para todos. Visitou, de manhã, o novo Centro de Treinos do Amora Futebol Clube, no Seixal, inaugurado no dia 1 de Maio.

Este novo equipamento – situado no Parque Municipal do Serrado – resulta do investimento da Câmara Municipal (CMS), no valor de 2,5 milhões de euros. É constituído por um campo de futebol, novos balneários e bancadas cobertas, com capacidade para mil lugares, além das necessárias instalações de apoio.

Logo à entrada, das mãos do presidente do clube, Carlos Henriques, acompanhado por vários elementos da direcção, Jerónimo de Sousa recebeu dois livros, que recordam os 100 anos de história do Amora Futebol Clube (1921 – 2021) e um cachecol oficial.

Entre outros eleitos e candidatos da CDU, estiveram também presentes os presidentes da CMS, Joaquim Santos, e da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, que se recandidatam a um terceiro mandato.

No final, Joaquim Santos referiu que aquele equipamento «concretiza o que tem sido a política desportiva praticada pela CDU». Deu outros exemplos, entre os quais o novo Pavilhão Municipal Cidade de Amora, o Centro Náutico de Amora e o Complexo Desportivo de Corroios.

Sublinhando a importância do movimento associativo popular como espaço de democracia participada, o Secretário-geral do PCP alertou para as dificuldades de milhares de associações desportivas e clubes de base local, que contam com pouco financiamento público – sobrevivendo quase exclusivamente graças ao apoio das autarquias. «Este é um sector que precisa do investimento e apoio do Governo», apontou, valorizando, assim, a 38.ª Seixaliada, que este ano se realiza de 18 de Setembro a 16 de Outubro, «envolvendo milhares de atletas, de diversas modalidades, o que é notável» e «honra o concelho do Seixal e quem dirige a autarquia». «Vamos a sítios onde as coisas estão muito difíceis, onde há problemas, onde há razões de crítica, aqui sabe bem podermos saudar este movimento associativo e a responsabilização de homens e mulheres dispostos a levar que o seu concelho seja prestigiado e responda aos anseios mais profundos da sua população», concluiu.

• Poder Local e Regiões Autónomas
  • Central