Intervenção de Mónica Mendonça, Membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, Comício da 45.º Festa do «Avante!»

«Porque o Futuro tem Partido, com alegria, vivemos e lutamos pela alternativa patriótica e de esquerda»

Viva a 45.ª Festa do Avante!

A festa onde se projecta a alegria e a esperança, onde em cada olhar se encontra um sorriso fraterno e solidário. A Festa onde se sente o projecto de felicidade para todos que ambicionamos construir e de onde saímos mais fortes e confiantes na sua longa jornada de construção. A Festa que mostra nestes três dias que o sonho vai ganhar vida.

A Festa que é uma resposta aos que pregam que a juventude não se interessa e não participa, ao mesmo tempo que promovem o individualismo e atacam a solidariedade.

Nós respondemos, olhem para a Festa do Avante!: um espaço onde gerações de jovens militantes e amigos da JCP abdicam de um pouco do seu Verão para, com o seu indispensável trabalho militante e provando a sua força transformadora, erguer histórias de camaradagem, com lições aprendidas no trabalho colectivo.

Festa da solidariedade entre os povos que, estamos certos, que as delegações de organizações juvenis de vários países, membros da Federação Mundial da Juventude Democrática, que recebemos durante estes dias, bem sentiram no abraço solidário e na forte saudação à juventude dos seus países e à sua luta, que daqui lhe endereçamos.

Somos a Juventude Comunista Portuguesa, a JCP, juventude do PC. Intervimos para reforçar a luta da juventude, defender e exigir que se cumpram os nossos direitos.

Não aceitamos os ataques à Educação e lutamos por mais e melhores condições materiais e humanas, pelo fim dos exames nacionais e o fim das propinas.

Não aceitamos a lengalenga da flexibilidade e a ilusão do empreendedorismo que são sinónimo de precariedade e exploração e lutamos pelo direito ao trabalho e ao trabalho com direitos.

Não aceitamos as desigualdades, as discriminações e as injustiças e lutamos para que se cumpra o Portugal de Abril.

Não aceitamos, intervimos e lutamos! Usámos todas as ferramentas para agir. Trocámos o sofá pelas ruas, o isolamento pelo esclarecimento, a secretária do quarto pela mesa da discussão colectiva.

Assim fizemos no nosso 12º Congresso afirmando que há Mil Lutas no Caminho de Abril”, e que é preciso Organizar para Transformar.
Congresso profundamente ligado aos problemas e às aspirações, do qual saímos com uma JCP mais forte e mais combativa, mais capaz de responder às exigências das tarefas que temos pela frente.

E é assim que saímos desta Festa. Com mais força, com mais confiança e com mais determinação para batalha que se segue, das eleições autárquicas, afirmando que a CDU é a força política cuja gestão autárquica garante aos jovens uma Terra para Poder Viver, de defesa da mobilidade e do ambiente, de apoio e valorização da participação e do movimento juvenil. Contem com a Juventude CDU no esclarecimento e mobilização para o voto no dia 26.

Vamos desta Festa com o orgulho de sermos parte de um Partido com 100 anos, o Partido da Juventude, o único com uma profunda identificação com os nossos sonhos e aspirações, o Partido que nos é insubstituível e indispensável. O Partido que dá corpo à luta milenar e forma ao ideal. O Partido que na noite mais escura se bateu sempre pelo brilho da liberdade.

O orgulho de quem todos os dias vê novos jovens a tomar Partido, organizando-se na JCP, como aqueles que durante esta Festa se juntaram à JCP, integrando as fileiras da organização revolucionária da juventude.. Sejam bem-vindos camaradas.

Caminhemos lado a lado, com orgulho na heroica história do nosso Partido, com a audácia, força e determinação que nos exige a situação do presente e com a confiança de que o futuro pertence à juventude, aos trabalhadores e ao povo.

Alguns perguntarão o que faz mover cada jovem que hoje adere ao PCP. Nós respondemos. Os valores, o ideal e a bandeira.

A bandeira da igualdade, da liberdade e da democracia, do progresso e ae paz, do futuro livre da opressão e da exploração. É por isto que afirmamos que temos orgulho de sermos comunistas. É por isso que por mais duras que sejam as batalhas, nós não arredamos pé.

Porque o Futuro tem Partido, com alegria, vivemos e lutamos pela alternativa patriótica e de esquerda que coloque os valores de Abril no futuro de Portugal, pelo Socialismo.

Viva a Festa do Avante!
Viva a Juventude Comunista Portuguesa!
Viva o Partido Comunista Português!

  • Central
  • Festa do Avante
  • JCP