Pergunta ao Governo N.º 2614/XIV/2.ª

Atribuição de número de utente do Serviço Nacional de Saúde a cidadãos imigrantes

Destinatário: Ministra da Saúde

Chegou ao Grupo Parlamentar o relato de um cidadão que em maio de 2021 solicitou a atribuição de número de utente no Serviço Nacional de Saúde para a sua esposa e filha, ambas cidadãs com nacionalidade brasileira, porém, até ao momento não obtiveram qualquer resposta. A família reside no concelho de Loures.

Importa referir que a sua esposa tem número de segurança social atribuído e efetua descontos para a Segurança Social há três anos, tal como tem número de contribuinte atribuído. Por sua vez, a filha da esposa também tem número de contribuinte atribuído.

Sendo a saúde um direito, este deve ser assegurado a todos os cidadãos, incluindo os cidadãos imigrantes.

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo através do Ministério da Saúde, os seguintes esclarecimentos:

  1. Considera o Governo que decorrido cerca de dois meses, desde a formalização do pedido de número de utente, já deveriam ter sido atribuídos os respetivos números?
  2. Quais as razões para que as cidadãs não tenham número de utente do Serviço Nacional de Saúde atribuído até ao momento?
  3. Qual o procedimento para a atribuição de número de utente aos cidadãos imigrantes que residem em Portugal?
  4. Que medidas pretende o Governo tomar para assegurar que os cidadãos imigrantes tenham acesso à saúde no Serviço nacional de Saúde?