Nota do Gabinete de Imprensa da Festa do «Avante!»

A Festa do «Avante!» anuncia os artistas da 45.ª Edição

A Festa do Avante! que se realiza este ano a 3, 4 e 5 de Setembro na Atalaia, Amora, Seixal divulga hoje com a edição de um suplemento especial no jornal Avante! os principais aspectos do seu programa.

Um vasto e diversificado programa que integra música, teatro e cinema, e também desporto, artes plásticas, ciência, exposições, debates, apresentações de livros e onde não faltarão a gastronomia, os produtos regionais e o artesanato e muitos mais motivos de interesse.

O Centenário do Partido Comunista Português, que este ano se assinala, terá uma forte expressão na Festa, sendo um elemento transversal na sua programação, merecendo particular relevo a exposição que no Espaço central lhe será dedicada.

A Festa do Avante! realiza-se num magnífico espaço de mais de 30 hectares junto à baía do Seixal e ao Tejo, com uma vasta cobertura arbórea. Uma Festa que todos os anos se reinventa e que uma vez mais, com o seu funcionamento reconhecidamente exemplar, mostrará que é possível viver a vida, conviver e usufruir da arte e da cultura ao mesmo tempo que se protege a saúde.

A EP – Entrada Permanente – título de solidariedade para com a Festa do Avante!, já pode ser adquirida nos Centros de Trabalho do PCP e na ticketline.

"A Revolução na Arte e a Arte na Revolução"

Um concerto de música sinfónica sobre “A Revolução na Arte e a Arte na Revolução”, comemorativo dos 100 anos do PCP. A exclusividade dada aos artistas portugueses, de língua portuguesa ou residentes em Portugal. Um aumento significativo de artistas convidados. A apresentação de muitos temas novos resultantes de discos lançados no último ano. Duetos improváveis, com parcerias de músicos pertencentes a distintas gerações e com carreiras feitas em diferentes áreas da música. Uma chegada em grande, ao espaço da Atalaia, da música de dança electrónica. Estes são alguns destaques dos espectáculos da Festa do Avante! 2021, a decorrer a 3, 4 e 5 de Setembro.

Os espectáculos de música popular

Entendeu o PCP voltar a convidar para o elenco do Palco 25 de Abril e do Auditório 1.º de Maio artistas com carreiras ligadas a Portugal, tal como fez o ano passado, para aumentar as possibilidades de oferta de trabalho a estes profissionais, que tem faltado por causa da epidemia.

Para abranger mais pessoas, a Festa do Avante! teve a ideia de sugerir a cada artista que convidasse outros artistas à sua escolha para entrarem no todo ou em parte da respectiva actuação.

A larga adesão a esta proposta – que a Festa do Avante! aproveita para agradecer publicamente – cria indirectamente um atractivo adicional aos espectáculos deste ano: o público vai assistir, na grande maioria deles, a momentos raros, inéditos ou irrepetíveis.

Para já (até Setembro haverá provavelmente mais nomes de convidados a anunciar) temos a seguinte lista, por ordem alfabética:

  • A Garota NÃO convida Ohmonizciente
  • Bateu Matou convida Héber e Pité;
  • Brigada Victor Jara convida Zeca Medeiros;
  • Cabrita convida Stereossauro e Tó Trips;
  • Daniel Catarino convida Fast Eddie Nelson, Rapaz Improvisado e To Zé Bexiga;
  • Daniel Pereira Cristo convida Carla Pires e Catarina Silva;
  • HMB convida Lena d’Água
  • Manel Cruz convida Aldina Duarte
  • Paulo de Carvalho convida Mafalda Sacchetti e Marco Rodrigues
  • Paulo Flores convida Yuri da Cunha e Prodígio
  • Prétu Xullaji convida Scúru Fitchadú, Tristany e Cachupa Psicadélica
  • Tim convida Teresa Salgueiro.

Temos ainda a considerar um momento especial de música africana, que envolve cinco artistas de primeira linha e que se juntam num único espectáculo intitulado Ndapandula (que significa “obrigado”). Trata-se de um tributo ao músico Waldemar Bastos (1954-2020), um nome incontornável da música angolana, que envolve Aline Frazão, Sara Tavares, Mick Trovoada, Karyna Gomes e Toty Sa’med.

Este cartaz é ainda complementado com as seguintes presenças:

  • Budda Power Blues & Maria João
  • Duarte
  • Linda Martini
  • Pedro Jóia
  • Project CIRO
  • Teresinha Landeiro
  • Violet

Ao todo, somando artistas principais com convidados, temos, para já, 44 artistas portugueses, de língua portuguesa ou residentes em Portugal, no cartaz do Palco 25 de Abril e Auditório 1.º de Maio da Festa do Avante! 2021.

A pluralidade de géneros musicais é este ano reforçada (do jazz ao fado, inúmeros géneros estão contemplados) com a música techno ou electrónica para dança. E é uma presença de topo, logo com a DJ Violet (Inês Borges Coutinho), a única artista portuguesa que em Maio passado assinou o manifesto de 600 artistas de todo o mundo que, ao lado de nomes como Roger Waters ou os Rage Against the Machine, prestaram solidariedade com a luta do povo da Palestina. Violet é uma figura central da música de dança em Lisboa: é co-fundadora da rádio online Rádio Quântica e é também artista residente na mina – uma rave queer em espaços improváveis.

Esta característica específica dos espectáculos da Festa do Avante! - a tradição eclética do seu cartaz, seja do ponto de vista geracional, seja do ponto de vista de géneros musicais – é um critério que desde a primeira edição, em 1976, tem sido deliberada e escrupulosamente cumprido.

Para além dos muitos nomes das novas correntes da música portuguesa que atrás apresentamos, é absolutamente imprescindível destacar a presença do canto suave, mas de intervenção, de A Garota NÃO, cujo impacto popular tem sido extraordinário, da referência do rap que é Prétu Xullaji (ex-Chulage) ou da estreia de Bateu Matou.

Nestes palcos vão igualmente passar nomes que fazem já parte obrigatória da história da música portuguesa, como Paulo de Carvalho (este ano premiado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio Carreira), a Brigada Victor Jara (um exemplo único de trabalho continuado de reinvenção de música tradicional de raiz etnográfica, portuguesa e não só) ou Tim, o vocalista dos Xutos & Pontapés, que trabalha igualmente um projecto pessoal, agora suportado no álbum 20-20-20.

Note-se que com os convidados em palco teremos nesta Festa do Avante! 2021 alguns duetos que em princípio seriam considerados "improváveis", como serão exemplo os espectáculos de HMB com Lena d’Água, Manel Cruz com Aldina Duarte ou Tim com Teresa Salgueiro.

Refira-se ainda que para os visitantes da Festa do Avante! deverá ser esta a primeira oportunidade para verem ao vivo músicas de gravações lançadas em 2020 e 2021. Temos os exemplos de Bateu Matou (álbum deste ano, 2021), Budda Power Blues & Maria João (2021), Cabrita (2020), Daniel Catarino (2021), Duarte (2021), HMB (2020), Paulo Flores (2021), Pedro Jóia (2020), Teresa Landeiro (2021) Tim (2020) e Violet (2020). Para a maioria dos artistas será mesmo a primeira oportunidade para tocar as novas músicas à frente de plateias desta dimensão.

O concerto de música sinfónica

Desde os tempos das guerras napoleónicas até ao século XXI, o concerto sinfónico deste ano da Festa do Avante!, que celebra os 100 anos do PCP, desenha um percurso paralelo, com mais de dois séculos, entre movimentos revolucionários nos quais a arte musical se envolveu com as revoluções estéticas que a própria criação sonora concebeu.

É esta ideia que serve de base ao tema do concerto: "A Revolução na Arte e a Arte na Revolução", uma vez que vão ser apresentadas criações que, não estando directamente ligadas a movimentos políticos ou sociais, revolucionaram a história da música e, por outro lado, serão interpretadas criações de arte musical engajada, política e socialmente, que ficaram na história da humanidade e de Portugal.

Nesse sentido foi elaborado um programa que a seguir se apresenta:

  • Sinfonia n.º 3 em Mib Maior Op. 55 “Eroica” (1803-04)
    de Ludwig van Beethoven (1770-1827)
    Primeiro Andamento – Allegro com brio
  • Tês canções da Comuna de Paris (1871)
    • La Canaille de Alexis Bouvier e Joseph Darcier
    • Chants des ouvriers de Pierre Dupont
    • Le Temps des Cerises de Jean Baptiste Clément e Antoine Renard

    Canções orquestradas por Filipe Melo
    Solista: Cátia Moreso.

  • Sinfonia n.º 5 em Dó Menor Op. 67 (1807-08)
    de Ludwig van Beethoven (1770-1827)
    Primeiro Andamento – Allegro com brio
  • Três canções de Hanns Eisler (1898-1962)
    • Solidaritåtslied – Solidariedade
    • Das Einheitsfrontlied – Canção da Frente Unida
    • Lied der Werktåtigen – Hino do Komintern

    Canções orquestradas Carlos Garcia
    Solista: Cátia Moreso.

  • Sinfonia n.º 7 em Lá Maior Op. 92 (1811-12)
    de Ludwig van Beethoven (1770-1827)
    Primeiro Andamento – Poco sostenuto-Vivace
  • Três "Canções Heróicas" de Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
    • Companheiros, Unidos
    • Canção de Catarina
    • Acordai

    Canções orquestradas por Ana Seara
    Solista: Cátia Moreso.

  • Abertura Clássica sobre um tema popular português, Op. 87 (1991)
    de António Vitorino D’ Almeida (n. 1940) – (Carvalhesa)

Espectáculo com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo.

Teremos assim orquestrações sinfónicas originais sobre canções revolucionárias, com temas da Comuna de Paris, de Hanns Eisler e de Fernando Lopes-Graça. O trabalho de recriação destas canções foi entregue a três jovens compositores portugueses: Filipe Melo, Carlos Garcia e Ana Seara. As nove canções serão todas interpretadas pela cantora lírica, Cátia Moreso.

Serão apresentados os três primeiros andamentos de três sinfonias de Beethoven que revolucionaram a música ocidental e iniciaram o chamado período Romântico.

Estreia a última versão de António Vitorino de Almeida para a “Abertura Clássica sobre um tema popular português, Op. 87”, mais conhecida por “Carvalhesa”, um hino adotado pela Festa do Avante!, cuja primeira versão foi criada em 1986 para uma campanha eleitoral da CDU a partir da recolha de um tema tradicional de Trás-os-Montes.

Pela primeira vez, desde que os concertos sinfónicos se tornaram um “clássico” das noites de sexta-feira na Festa do Avante!,teia do concerto sinfónico será totalmente preenchida com lugares sentados.