Intervenção de Bárbara Seco de Barros, Candidata da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Braga, Comício CDU

''

Caros camaradas
Estimados amigos e amigas

Que alegria é poder ver esta praça preenchida de alento e confiança! Daqui vos dirijo uma especial saudação, aos que todos os dias ajudam a construir esta força alternativa, a Coligação Democrática Unitária, a CDU!

Uma força que é essencial à vida dos trabalhadores e das populações, pela maneira como carrega os valores de Abril e os valores do Poder Local Democrático e lhes dá forma de proposta e solução.

Os candidatos e as candidatas da CDU distinguem-se pela seriedade com que encaram as responsabilidades que lhes são atribuídas, sabendo que é em nome dos trabalhadores e do povo que agem no exercício dos cargos públicos para os quais são eleitos. Postura que não só dignifica o exercício da política local, como é amplamente reconhecida por todos quantos ao longo dos anos depositaram em nós a sua confiança e o seu voto.

Os trabalhadores e o povo contaram com a CDU para defender os seus interesses e aspirações nos diversos órgãos nos quais tivemos eleitos. Em Braga, desde 2013 que voltámos a ter presença no executivo municipal. E quanta diferença fez poder contar com a voz coerente da CDU! Ali estiveram os trabalhadores, ali estiveram as populações de todas as freguesias, ali estiveram as propostas e as posições que defendem os serviços públicos, o investimento nos equipamentos que fazem falta ao município, a defesa intransigente do nosso património colectivo, material e imaterial!

Não nos vergamos perante as dificuldades nem traímos os nossos compromissos. Onde a CDU está, está a garantia da luta por uma vida melhor para os trabalhadores e para o povo. Seja nos executivos municipais, nas Assembleias Municipais, nas Assembleias de Freguesia ou em executivos de Juntas. Aqui, na Coligação que junta o PCP, os Verdes e os inúmeros independentes que reforçam a nossa acção, vive a mais sólida garantia de que o que defendemos à porta das empresas e locais de trabalho, das creches, escolas e universidades, dos hospitais e centros de saúde, nos bairros e nas ruas, é o que nos vêem defender em qualquer um dos órgãos onde temos eleitos.

Construímos os nossos programas e propostas à imagem das aspirações e dos anseios das populações e não as trocamos por promessas vãs. Exigimos, com os trabalhadores e com o povo, a dignidade e a nobreza que a acção política sempre deve merecer, e ao serviço de quem nunca pode deixar de estar.

Por isso afirmamos com confiança que a CDU faz falta em todo o lado! Não fora a intervenção atenta da CDU em Braga nos últimos dois mandatos, muito teria ficado por fazer para melhorar as condições de trabalho nos estaleiros municipais; a população de duas freguesias do concelho teria ficado sem escola; o Cineteatro S. Geraldo teria sido demolido; a fábrica Confiança teria sido vendida; ou ficariam os bracarenses mais uns quantos mandatos à espera de sentir o prometido alívio na carga fiscal que lhes é cobrada, nomeadamente com a descida da taxa de IMI.

É esta experiência que queremos continuar a consolidar no concelho. É esta experiência que queremos alargar por toda a região: recuperar onde já estivemos, eleger onde ainda não estamos e reforçar onde estamos! Mais eleitos da CDU significa melhor e maior capacidade de auscultação e decisão dos trabalhadores e das populações: esta é uma característica inseparável do nosso trabalho e que o torna verdadeiramente indispensável ao quotidiano da governação local.

Estamos já a arrancar para uma batalha eleitoral muito desafiante, que exigirá de nós um amplo e crescente contacto e esclarecimento. Precisamos de alargar ainda mais o testemunho do nosso trabalho ímpar; levar a nossa prestação de contas, por um lado, e reunir os elementos necessários para construir os nossos programas eleitorais, por outro. Para encontrar as soluções para os problemas que persistem e aos quais apenas uma força verdadeiramente comprometida com o interesse público, como a nossa, é capaz de dar resposta.

Enquanto uns e outros estão mais preocupados, um pouco por todo o distrito, em digladiar-se pelos primeiros lugares nas listas municipais ou em medir quanto ganham ou perdem em concorrer coligados ou separados, a CDU deposita a sua energia em conhecer mais e melhor o seu território, as suas gentes, o que as preocupa e o que as mobiliza; em fazer crescer o projecto a que os trabalhadores e o povo dão corpo.

Por isso, por entre o ruído que estas jornadas sempre geram, sigamos o nosso caminho. Consigamos trazer para o nosso lado, para as nossas candidaturas, os homens e as mulheres que lutam pelo que creem ser um amanhã mais límpido. Enfrentemos as dificuldades como só quem sabe que é o dia a seguir às vitórias ou às derrotas que distingue ao que cada um anda; encontremos as forças que residem na nossa convicção, na nossa luta, na confiança que pomos em tudo o que fazemos.

“O que nos leva é indestrutível
(…)
Caminhemos serenos”

Com a alegria e a confiança que o nosso trabalho, a nossa honestidade e a nossa competência nos emprestam.

Vamos reforçar a CDU!

Vivam os trabalhadores e o povo!

Viva a CDU!

• Poder Local e Regiões Autónomas