Pergunta ao Governo

Constrangimentos na vacinação dos trabalhadores da Educação

Destinatários: Ministro da Educação

No mês de março foi iniciada a vacinação dos trabalhadores da Educação, tendo sido anunciado que todos aqueles que não tivessem sido chamados deveriam contactar as escolas para ainda serem integrados nas listas e vacinados no grupo seguinte. Contudo, apesar desse contacto, não só não foram chamados, como a estes se juntaram ainda aqueles que no grupo seguinte não tinham sido chamados.

De acordo com a Fenprof, “contactados serviços regionais da DGEstE, Ministério da Educação (…) e autoridades de saúde, a informação passou a ser que todos esses docentes seriam chamados na semana seguinte. Uma vez mais, isso não aconteceu e os professores começaram a contactar os serviços de vacinação e, por indicação destes, as escolas; estas, por sua vez, pediam para contactar a DGEstE e esta remetia, novamente, para a saúde. Ninguém parece saber o que se passa e houve casos em que, comprovadamente, nunca houve qualquer erro na lista elaborada pela escola, os serviços regionais de vacinação, sem resposta para o problema, recomendaram o contacto com a linha SNS24, que, naturalmente, também não sabia responder ao que lhe perguntavam.”

O PCP considera que a carência de vacinas está a criar constrangimentos sérios na concretização do Plano de Vacinação definido, não possibilitando a proteção da população com maior rapidez.

Mesmo nesse contexto, é fundamental assegurar a transparência e o cumprimento do Plano de Vacinação contra a Covid-19, para garantir a credibilidade e confiança neste processo, essencial para a proteção da população.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais devidamente aplicáveis, solicitase a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, o pedido de resposta às seguintes questões:

  1. Por que motivos se verificaram as dificuldades relatadas na vacinação dos trabalhadores da Educação? Como irão ser superadas?
  2. Quando irão ser vacinados os restantes trabalhadores da Educação?
  3. Quando se prevê a conclusão do processo de vacinação dos trabalhadores da Educação?
  • Educação e Ciência
  • Saúde
  • Perguntas ao Governo
  • Vacinas