Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP comemora Centenário ligado à vida do País e às aspirações dos trabalhadores e do povo

No dia em que assinala o seu Centenário, o PCP promove em todo o País um vasto conjunto de iniciativas, centrado nos problemas dos trabalhadores, do povo e do País sob o lema: 100 anos 100 acções – Liberdade Democracia Socialismo - Pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e o empobrecimento.

O PCP traz para a rua a exigência de uma política que responda aos problemas, aos anseios e reivindicações que se colocam aos trabalhadores e ao Povo português.

Uma política que: valorize o trabalho e os trabalhadores; defenda a produção nacional e o emprego; garanta o direito à educação e à cultura; reforce o Serviço Nacional de Saúde e os serviços públicos; garanta uma vida digna para os mais idosos e os direitos das crianças e da juventude; assegure às mulheres a igualdade na lei e na vida; promova um ambiente equilibrado; assegure o acesso à justiça e o combate à corrupção; proteja a paz e a cooperação; defenda a Soberania e a independência nacionais; afirme os valores de Abril e a Constituição de República Portuguesa.

Valorizando a Constituição da República Portuguesa, o seu efectivo cumprimento, e o projecto que comporta para o desenvolvimento do País, o PCP bate-se pela alternativa patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, pelo socialismo.

Tal como nestes 100 anos não há avanço, nem conquista que não tenha contado com o contributo, a iniciativa e a luta do PCP, também hoje e no futuro o PCP é imprescindível e decisivo na luta pelos direitos e pela melhoria das condições de vida, no avanço para uma sociedade mais justa.

Nas acções do Centenário do PCP, que alargam a programação e substituem o comício anunciado para o Campo Pequeno (que se considerou nas condições actuais não ser adequado realizar), serão garantidas as condições sanitárias dando mais uma prova de que é possível continuar a intervir e a lutar, e ao mesmo tempo proteger a saúde.

O Secretário-Geral do Partido intervirá na iniciativa que se realiza no dia 6 de Março em Lisboa às 15h no Rossio.

  • PCP
  • Central
  • Centenário do PCP