Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

Manifestação da CGTP-IN «Acção e Luta em todos os sectores»

''

Nós lutamos sempre pela valorização dos salários e em particular do Salário Mínimo Nacional. O Governo apresentou aquela proposta. Fica aquém, é insuficiente das necessidades objectivas e a justeza que tem a valorização dos salários dos trabalhadores e nesse sentido é que nós consideramos que isto não é moeda de troca. Antes pelo contrário. No quadro do aumento do salário mínimo nacional, é importantíssimo que outros direitos fundamentais também fiquem salvaguardados designadamente a questão da caducidade da contratação colectiva, a questão do trabalho realizado com tratamento mais favorável por parte do trabalhador, portanto é inseparável desse aumento salarial, como digo, insuficiente, escasso e que nós temos que de facto valorizar. Valorizar o trabalho, valorizar os direitos de quem trabalha é um elemento crucial nesta situação difícil, complexa que temos pela frente. Sem trabalho não há futuro!

• Trabalhadores
  • Central