Intervenção de Manuel Rodrigues, Membro da Comissão Política do Comité Central, Debate «O PCP, a organização, a unidade e a luta dos trabalhadores»

O ciclo de debates no quadro das comemorações do Centenário do PCP

Ver vídeo

''

Camaradas e amigos,

Dando seguimento ao programa de comemorações do centenário do Partido Comunista Português, realizamos hoje aqui a primeira sessão de um ciclo de 16 debates centrais em torno dos conteúdos do programa do PCP, dos seus objectivos, da identidade comunista, do ideal e do projecto comunistas, da sua história ímpar ao serviço do povo e da pátria, da sua dimensão internacionalista e tarefas nacionais, nomeadamente da sua acção em defesa da soberania e independência nacionais.

Com estes debates, o PCP estimula a participação democrática no processo de construção das soluções para os problemas que urge resolver. Incorporada na dinâmica do trabalho colectivo, é uma reflexão que contribui para o enriquecimento da sua análise e para o reforço da sua intervenção.

Trata-se de reflectir temas e problemas da actualidade no âmbito das comemorações do centenário do Partido. Trata-se de olhar o rico património de intervenção do PCP ao longo de 100 anos e, valorizando-o, fazer dele um instrumento vivo que nos ajude a interpretar e a transformar Portugal e o mundo de hoje.

Não é certamente por acaso que o debate com que hoje inauguramos este ciclo tem por tema: «o PCP, a organização, a unidade e a luta dos trabalhadores». Trata-se de assinalar a natureza de classe do Partido do proletariado, o partido da classe operária e de todos os trabalhadores, o seu papel de vanguarda, para reforçar esse papel e dinamizar a sua intervenção.

Camaradas e amigos,

Com a inauguração deste ciclo de debates, importa ainda situar o conteúdo das comemorações do Centenário do PCP iniciadas no comício do seu 99.º aniversário e que se desenvolverão até 6 de Março de 2022.

Com um rico e diversificado programa de comemorações, sob o lema «Liberdade, democracia, socialismo – o futuro tem partido», que, para além dos três grandes comícios – o deste ano, no Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa no passado dia 6 de Março, que marcou o arranque das comemorações, o do Centenário, no Campo Pequeno em Lisboa a 6 de Março de 2021 e o de 6 de Março de 2022, última iniciativa deste programa – inclui este ciclo de debates e outras acções temáticas; iniciativas de valorização da intervenção e do papel do Partido ao longo da sua história; sessões com uma forte componente cultural nomeadamente a realização de um grande espectáculo no Porto em final de 2021; exposição na Festa do Avante! de 2021 e uma linha de exposições a nível nacional e regional; iniciativas dirigidas aos trabalhadores, à juventude, às mulheres e a outras camadas sociais e sectores específicos; materiais de divulgação diversos, designadamente uma exposição impressa, folhetos e cartazes; a edição do livro «100 anos de luta ao serviço do povo e da pátria, pela democracia e o socialismo»; edições e reedições de obras; a produção de um documentário; tratamentos específicos no Avante!, n’O Militante e na Internet; a projecção das comemorações no plano internacional. Inclui ainda um amplo programa de reforço do Partido em que se integra a criação de 100 novas células do Partido com 100 responsáveis e a campanha nacional de fundos «o futuro tem partido».

Entre outros objectivos, nestas comemorações:

Daremos relevo e homenagearemos o papel que lhe é justamente reconhecido como o Partido da luta em defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e do povo, pela liberdade, a democracia, o socialismo e o comunismo;

honraremos a memória dos heróis que, lutando pela liberdade, pelos interesses da classe operária e do povo, deram a própria vida pelos ideais defendidos pelo PCP, prestando homenagem a todos aqueles que, ao longo de 100 anos de vida e de luta, em todos os momentos, por vezes nas mais difíceis condições, asseguraram e continuam hoje a assegurar a intensa actividade do Partido com a sua abnegação, coragem e determinação.

Assinalaremos a indissolúvel ligação do PCP à classe operária, a todos os trabalhadores e às massas populares, raiz fundamental da sua força, influência e prestígio;

Afirmaremos a importância da luta dos comunistas e destacaremos o papel do Movimento Comunista Internacional no processo de emancipação social com a construção de Sociedades Socialistas, no avanço dos direitos dos trabalhadores e dos povos, na derrota do nazi-fascismo, na libertação dos povos da opressão colonial, na resistência e luta contra o imperialismo e pela superação revolucionária do capitalismo, marcando decisivamente os avanços da Humanidade.

Reafirmaremos a determinação do PCP na luta por uma sociedade sem exploradores nem explorados, da qual sejam banidas todas as desigualdades, injustiças, discriminações e flagelos sociais e que assegure o bem-estar material e espiritual do povo – a sociedade socialista tendo no horizonte o comunismo.

Afirmaremos o PCP como Partido da luta pela emancipação da mulher, pelos direitos das crianças e da juventude, pela dignidade e condições de vida dos reformados e idosos, pelos direitos dos intelectuais e quadros técnicos e das pessoas com deficiência, pela defesa dos interesses dos pequenos e médios agricultores e dos micro, pequenos e médios empresários do comércio, da indústria e dos serviços. Partido da luta contra o fascismo, pela liberdade e a democracia; o Partido da luta contra o colonialismo e as guerras coloniais, pelo direito à independência das colónias portuguesas; o Partido da Revolução de Abril, das suas conquistas e avanços e da resistência à contra-revolução; o Partido da luta em defesa da independência e soberania nacionais; o Partido da solidariedade internacionalista, da paz, amizade e cooperação com todos os povos; o Partido da luta pela satisfação das mais urgentes e sentidas reivindicações dos trabalhadores e das populações; o Partido da luta pela ruptura com a política de direita e por uma política alternativa patriótica e de esquerda, parte integrante da luta por uma democracia avançada inspirada nos valores de Abril, o Partido da luta pelo socialismo e o comunismo.

Destacaremos a identificação do PCP com os sonhos, as reivindicações e aspirações juvenis, os seus ideais de liberdade, justiça, paz, solidariedade e fraternidade, e que fazem do PCP o Partido da juventude.

Defenderemos e promoveremos os valores de Abril, os objectivos de luta pela liberdade, a democracia, o progresso social, a independência nacional e a paz.

Como sublinha a resolução do Comité Central de 29 de Fevereiro e 1 de Março, «Comemoramos o Centenário do Partido Comunista Português, obra da classe operária e dos trabalhadores portugueses, legítimo herdeiro e continuador das melhores tradições de luta e das realizações progressistas e revolucionárias do povo português, assinalando e valorizando a sua história heróica, desenvolvendo a sua luta no presente e afirmando o ideal e o projecto comunistas a que o futuro pertence.

E quando afirmamos que «o futuro tem partido», queremos dizer que serão a liberdade, a democracia e o socialismo a dar-lhe rosto, na sociedade nova que nos propomos construir.

Viva o Partido Comunista Português!

  • PCP
  • Trabalhadores
  • Central
  • Centenário do PCP