Nota da Redacção do «Avante!»

Faleceu Manuel Jorge Veloso

A Redacção do «Avante!», órgão central do Partido Comunista Português informa, com profunda mágoa e tristeza, do falecimento, aos 82 anos, de Manuel Jorge Souto Sousa Veloso, militante comunista, e transmite à sua companheira, Maria José Veloso, e restante família as suas sentidas condolências.

Manuel Jorge Veloso nasceu em 1937, em Lisboa.

Militante do PCP, fez parte da redacção do «Avante!», órgão central do Partido Comunista Português, de 1991 a 2000, onde se notabilizou pelas crónicas de crítica e análise televisiva assinadas com o pseudónimo Francisco Costa.

Fazia parte da Comissão de Espectáculos da Festa do «Avante!» onde tinha um papel determinante na concepção e organização das noites de música clássica do palco 25 de Abril e pela programação de jazz no Auditório 1.º de Maio.

Manuel Jorge Veloso, músico, compositor, realizador de rádio, crítico musical e de televisão, cronista, pioneiro da TV e do jazz em Portugal, morreu esta madrugada no Hospital de Santa Maria em Lisboa, vítima de doença prolongada.

Com formação musical clássica (violino e composição), foi nos anos 60 e 70 baterista de jazz amador e membro fundador do Quarteto do Hot Clube de Portugal, o primeiro grupo português com actividade jazzística exclusiva e regular e com o qual participou no Festival de Jazz de Comblain-La-Tour, Bélgica, em 1963. Integrou igualmente o Quarteto de Dexter Gordon no I Festival Internacional de Jazz de Cascais (1971).

Individualmente, tocou em jam sessions com inúmeros músicos de jazz portugueses e estrangeiros de passagem por Portugal ou no estrangeiro.

Na televisão, entre 1958 e 1971, foi produtor de programas de música clássica e de jazz (designadamente o programa «TV Jazz») na RTP, onde mais tarde (1974/1975) foi membro da Comissão Directiva de Programas e Chefe do Departamento de Programas Musicais. Foi também assistente de produção da série «O Povo que Canta» (Michel Giacometti).

Na rádio, desde os anos de 1960, foi autor e apresentador de vários programas de jazz na ex-EN, ex-RCP e RR e RDP (Antena 2). Fez também parte dos quadros da Telefonia de Lisboa, de 1985 a 1987.

Nos anos 1960/1970, escreveu artigos de divulgação sobre jazz em vários jornais e revistas e, já nos anos 90, na «Capital» e na revista «Já».

Foi tradutor, coordenador e autor.

Entre 1998 e 2007, colaborou no suplemento «DNMúsica» do Diário de Notícias e foi crítico de jazz (concertos, festivais) no mesmo jornal.

Realizou regularmente conferências sobre jazz e foi autor de notas para folhas de sala de concertos de jazz para várias instituições. Foi autor do blog O Sítio do Jazz.

No domínio do cinema, compôs a música para as longas-metragens Belarmino e Uma Abelha na Chuva (Fernando Lopes) e Pedro Só (Alfredo Tropa) e para cerca de uma dezena de curtas-metragens de Fernando Lopes, Faria de Almeida e António Macedo.

Foi professor da cadeira Construção e Análise da Banda Sonora, na Escola de Cinema do Conservatório Nacional (1971/1973).

Na edição discográfica, foi produtor nas áreas da música popular, erudita, jazz e discos literários (1971/1974).

Foi membro da direcção da Juventude Musical Portuguesa (1966/1968) e Secretário-Geral da Academia de Amadores de Música (1985/1991).

O corpo de Manuel Jorge Veloso está em Câmara-ardente, a partir das 16 horas de hoje na Casa Mortuária da Igreja de S. Francisco em Lisboa e o funeral realizar-se-á amanhã, dia 14 de Novembro, pelas 18.30 horas, para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado, pelas 19.00 horas.

• PCP
  • Central