Declaração de Paula Santos, Membro do Comité Central e Deputada, Concentração dos trabalhadores da CGD em greve

PCP manifesta solidariedade com a luta dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos

Ver vídeo

''

O PCP está solidário com a luta dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos. A denúncia do acordo de empresa é de facto um ataque ao direito dos trabalhadores e por isso quisemos vir aqui hoje expressar a nossa solidariedade.

O direito à contratação colectiva é um direito que a nossa constituição consagra, é um direito dos trabalhadores, por isso não faz nenhum sentido que a Caixa Geral de Depósitos não respeite e não garanta os direitos aos trabalhadores.

O PCP vai chamar o Governo à Assembleia da República porque consideramos que sendo um banco público o Governo tem de dar orientações claras e tomar medidas para assegurar que enquanto banco público é um garante dos direitos dos trabalhadores. Por isso vamos tomar essa iniciativa para confortar o governo com a necessidade de tomar medidas para se garantir os direitos aos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos.

Não podemos deixar de olhar para todo este processo sem ter em conta aquilo que foram as opções que foram tomadas nos últimos anos, submissão às imposições por parte das instituições europeias e que tem levado ao encerramento de agências da Caixa Geral de Depósitos por todo o país e que não tem garantido que o banco público assuma aquelas que são as suas responsabilidades no desenvolvimento da nossa economia e apoio às populações.

Consideramos que precisamos de uma Caixa Geral de Depósitos forte, precisamos de uma Caixa Geral de Depósitos que não reduza a actividade, mas que tome medidas para aumentar essa actividade garantindo os direitos dos trabalhadores.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores
  • Central
  • CGD - Caixa Geral de Depósitos
  • greve