Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre a prisão de dirigentes políticos e de membros do governo regional da Catalunha

Sobre a prisão de dirigentes políticos e de membros do governo regional da Catalunha

Perante a gravidade das medidas repressivas que atingem dirigentes políticos e membros do governo regional da Catalunha, o PCP considera que tais medidas constituem uma inaceitável manifestação de intolerância anti-democrática que em nada contribui para a solução da complexa questão nacional de Espanha, antes tende a complicá-la e a agravá-la.

O PCP expressa a sua preocupação quanto à instrumentalização da questão catalã para, uma vez mais, sufocar justos sentimentos de identidade nacional e reforçar posições centralistas autoritárias tão do gosto do grande capital espanhol.

O PCP observa com preocupação que a escalada de factos consumados e a ausência de uma solução política democrática tende a escamotear as graves consequências sociais da política do governo de Madrid dirigido pelo PP assim como do governo catalão.

O PCP condena firmemente a promoção de valores nacionalistas reaccionários e a acção de sectores fascistas franquistas que durante dezenas de anos oprimiram os povos de Espanha, situação tanto mais preocupante quanto ela se insere na deriva securitária que na União Europeia está a limitar e a atacar direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.

O PCP considera necessário que, no respeito pela Constituição da República Portuguesa, os orgãos de soberania de Portugal de modo algum acompanhem e alimentem, como lamentavelmente o governo assumiu, qualquer deriva autoritária do governo e do Estado espanhol.

O PCP reitera a opinião de que a solução para a questão nacional em Espanha deverá ser encontrada no plano de uma solução política, que integre no quadro de uma resposta mais geral que assegure os direitos sociais e outros direitos democráticos dos trabalhadores e dos povos de Espanha, incluindo o povo catalão.

  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Central
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • auto-determinação
  • Barcelona
  • Calalunha
  • Espanha