Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade»

Campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade»

Amanhã, o PCP dará inicio à segunda fase da campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade».

Durante a primeira fase da campanha foram desenvolvidas várias acções em centenas de empresas e locais de trabalho, onde se contactaram milhares de trabalhadores, ouvindo os seus problemas e reivindicações. A precariedade, o desemprego e as suas consequências concretas na vida dos trabalhadores estiveram na ordem do dia, bem como o combate e luta pela sua resolução.

Durante este período, e em resultado dos contributos adquiridos durante os milhares de contactos estabelecidos com os trabalhadores, o PCP tomou a iniciativa de apresentar diversas propostas legislativas nomeadamente o Plano Nacional de Combate à Precariedade, um projecto de lei de limitação do recurso ao trabalho temporário, bem como várias propostas para o OE de 2017, das quais destacamos a aprovação do início da vinculação efectiva de trabalhadores precários da Administração Pública.

Nesta segunda fase da campanha o PCP procurará dar a conhecer aos trabalhadores as propostas para a resolução do flagelo da precariedade. Reforçar a ideia de que há alternativa à precariedade e à instabilidade, que não é possível existir desenvolvimento económico e social, enquanto centenas de milhares de trabalhadores viverem com salários miseráveis, vínculos temporários, condições de permanente instabilidade.

A campanha decorrerá até Maio e contará com diferentes elementos de apoio às acções e iniciativas, com um primeiro documento sob o lema «Se fazes falta todos os dias por que razão o teu contrato é precário?», seguindo-se outras edições específicas como é exemplo um relativo ao trabalho temporário e prestação de serviços. Para além destes elementos, este período será também marcado pela edição de vários comunicados e boletins de empresas e locais de trabalho.

A exposição «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade», que esteve patente na Festa do «Avante!» 2016, começou já a percorrer todo o País, sendo um elemento essencial para esta segunda fase, dando a conhecer a realidade laboral a partir de vários contributos individuais, valorizando a luta dos trabalhadores e os seus resultados assim como para sublinhar os caminhos alternativos e as propostas que lhes dão corpo.

Reforçar a luta contra a precariedade é reforçar a luta em cada empresa pelos problemas concretos dos trabalhadores, exigir salários dignos e vínculos efectivos para postos de trabalho permanentes. Para amanhã estão já marcadas acções em dezenas de empresas, das quais se destacam:

Lisboa - 12h00 - contacto com trabalhadores no Call Center da EDP, no Parque das Nações
Porto - 16h45 - contacto com trabalhadores no Call Center da Nos, em Campanhã
Setúbal - 16h30 - contacto com trabalhadores nos Estaleiros da Mitrena

  • PCP
  • Trabalhadores
  • Central
  • Campanhas do PCP