Voto N.º 146/XIII/2.ª

Saudação à Seleção Nacional Feminina de Futebol, pelo apuramento para a fase final do Campeonato Europeu de 2017

A Seleção Nacional obteve na passada terça-feira, em Cluj, o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa a realizar-se em 16 de julho e 6 de agosto de 2017, na Holanda.

Pela primeira vez na nossa história, a seleção feminina de futebol conquistou o apuramento para um campeonato europeu ao empatar 1-1 na Roménia, após prolongamento, em encontro da segunda mão do 'play-off'.

Trinta e cinco anos e um dia depois do primeiro jogo oficial da Seleção Nacional de Futebol de Seniores Femininos chegou o primeiro apuramento para uma fase final do Campeonato da Europa.

Nas palavras de Alfredina Silva, uma das pioneiras dessa seleção de 1981:

«Havia uma diferença abismal entre a seleção francesa e a nossa, até em coisas simples, como equipamentos e chuteiras… Elas já tinham participado em sete fases de apuramento e nós só dois anos mais tarde é que viríamos a disputar a primeira. Ainda assim, com a nossa alma lusa, saímos de lá com um empate a zero. Foi uma surpresa para toda a gente.»

Também hoje as diferenças são mais que muitas, designadamente, num mundo ainda tão marcado pelas discrepâncias de número e condições de participação de mulheres e homens na modalidade, bem como no desporto em geral. O direito à prática desportiva pelas mulheres em condições de igualdade é uma luta de todos os dias, para a qual contribuíram as jogadoras da seleção orientada por Francisco Neto.

Esta é uma conquista histórica para o desporto nacional, o resultado de muito trabalho destas jogadoras e equipa técnica, mas certamente também do trabalho de muitas outras atletas e técnicos, que construíram este caminho com muita dedicação, ultrapassando obstáculos difíceis e exigentes.
Este resultado é mais um passo em frente na valorização do futebol praticado pelas mulheres, na necessidade de apostar neste caminho de investimento no desporto nacional e na igualdade também no mundo desportivo.

O longo caminho para a superação das dificuldades estruturais e da invisibilidade mediática derrubou hoje mais uma barreira. Agora, a bola é delas.
A Assembleia da República, reunida em Sessão Plenária, saúda o apuramento da Seleção Nacional e congratula-se com o empenho e a vontade de superação destas atletas, desejando-lhes os maiores sucessos para a Fase Final do Europeu Feminino de Futebol de 2017.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Votos