Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP na Palestina e em Israel

O PCP integra uma missão de solidariedade internacional com o Povo palestiniano, que se realiza de 11 a 14 de Outubro, no quadro do processo dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), em que, para além do PCP, participam partidos comunistas da África do Sul, da Alemanha, da Bélgica, de Chipre, da Grécia e da Índia.

O PCP faz-se representar por Ângelo Alves, membro da Comissão Política e da Secção Internacional.

A missão de solidariedade que o PCP integra realiza-se num momento especialmente crítico na situação nos territórios palestinianos ocupados, em que Israel aprofunda as provocações e a brutal repressão sobre o povo palestiniano, leva a cabo novos bombardeamentos contra a Faixa de Gaza e estende ainda mais a sua política de colonatos e bloqueio dos territórios palestinianos ocupados.

A missão de solidariedade deslocar-se-á a Ramallah, na Cisjordânia, onde realizará contactos e encontros com altos representantes da Autoridade Palestiniana – entre os quais o Primeiro-Ministro – e com as direcções de várias forças políticas que integram a Organização de Libertação da Palestina (OLP). Os representantes dos partidos comunistas deslocar-se-ão a Jerusalém para prosseguir contactos com forças políticas e sociais palestinianas e realizar várias visitas.

Durante a sua estadia na região a missão de solidariedade deslocar-se-á ainda a Israel, a convite do Partido Comunista de Israel, para contactos e reuniões, nomeadamente no Parlamento Israelita (Knesset).

• Central
  • Paz e Solidariedade