XX Encontro do Fórum de São Paulo - PCP Presente

De 25 a 29 de Agosto realizou-se em La Paz, Bolívia, o XX Encontro do Fórum de São Paulo (FSP), que teve como lema «Derrotar a pobreza e a contra-ofensiva imperialista, conquistar o bom viver, o desenvolvimento e a integração da nossa América».

O Encontro, que reuniu partidos e forças democráticas, progressistas e revolucionárias de toda a América Latina e Caraíbas e também convidados de outros continentes, constituiu uma expressiva manifestação de solidariedade para com os processos de transformação progressista e anti-imperialista que se desenvolvem na região e em particular para com Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua. Foi sublinhada a importância de defender e aprofundar os avanços alcançados e acelerar o processo de integração latino-americano e caribenho que tem como expressões, entre outras, a ALBA, a UNASUR, a CELAC, o MERCOSUR, e manifestou-se confiança na vitória das candidaturas progressistas nas eleições presidenciais que em Outubro terão lugar no Brasil, Bolívia e Uruguai. Simultaneamente denunciou-se a política subversiva e agressiva do imperialismo norte-americano, que procura por todos os meios recuperar as posições perdidas na região. Foi também expressa a solidariedade com os povos vítimas das ingerências e agressões do imperialismo, nomeadamente da Palestina e da Síria.

O PCP esteve representado no XX Encontro do FSP pelo camarada Albano Nunes, membro do Secretariado do Comité Central que da tribuna da sessão de encerramento transmitiu as saudações solidárias dos comunistas portugueses lembrando que em Portugal se celebra este ano o 40.º aniversário da Revolução do 25 de Abril.

A presença do PCP em La Paz no quadro da sua contribuição para o reforço da frente anti-imperialista, permitiu numerosos encontros com partidos comunistas e outros partidos de esquerda e progressistas e um melhor conhecimento da situação na América Latina e Caraíbas, em particular da «Revolução democrática e cultural» na Bolívia.

O próximo Encontro, que assinalará o 25.º aniversário da fundação do Fórum de São Paulo, realizar-se-à em 2015, no México.

• Central
  • Actividade Internacional