Intervenção de Bernardino Soares na Assembleia de República

(voto n.º 58/XII/1.ª)
Sr. Presidente,
Srs. Deputados:
Associamo-nos a este voto que assinala os 10 anos de paz em Angola, uma conquista importantíssima do povo angolano que abriu caminho a perspetivas de progresso e de melhoria da vida da população de Angola que são, sem dívida, significativas.
Só a resolução pacífica daquele conflito, como sempre afirmámos, podia abrir caminho, como abriu, a este percurso de progresso, a este percurso de melhoria das condições de vida dos angolanos.
É evidente que, neste processo, é indispensável a afirmação do valor da soberania daquele país e a sua preservação como um elemento que foi e é decisivo no processo de desenvolvimento angolano. É também evidente que, com todas as circunstâncias que ele encerra, este processo angolano deve ser observado à luz do que acontece no continente africano, tendo até em conta tantos e tantos conflitos que continuam a existir motivados por questões geoestratégicas, por intervenções e ingerências externas, por desrespeito pela soberania dos povos e dos países e por tentativa de conquista de riquezas naturais, que está, tantas vezes, na base dos conflitos no continente africano.
Termino dizendo, mais uma vez, que nos associamos ao voto de saudação pelos 10 anos de paz em Angola.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Intervenções