Saudação do PCP pelo 90º aniversário do Partido Comunista da China

Por ocasião da celebração dos 90 anos do Partido Comunista da China (PCC), o Comité Central do Partido Comunista Português endereçou uma saudação ao Comité Central do PCC
«Queridos camaradas,

«Por ocasião do 90.º aniversário do Partido Comunista da China transmitimo-vos, e por vosso intermédio aos comunistas e ao povo chinês, as calorosas felicitações e saudações dos comunistas portugueses, desejando ao PCC muitos sucessos no exercício das suas grandes responsabilidades à frente da República Popular da China.
«Desde a sua fundação, em 1 de Julho de 1921, percorrendo um longo, difícil e acidentado caminho, o Partido Comunista da China conduziu uma heróica luta de emancipação nacional e social que culminou com a vitória sobre a reacção feudal e burguesa, a libertação do colonialismo e derrota do invasor japonês, a conquista do poder e a fundação da República Popular da China, com o empreendimento de profundas transformações económicas, sociais e culturais orientadas para o socialismo.

«A história do movimento comunista e a experiência da própria China mostrou que a construção da nova sociedade sem exploradores nem explorados é mais difícil e complexa do que há décadas supúnhamos, mas mostrou também que só o socialismo pode salvar a humanidade da barbárie capitalista, que “só o socialismo pode salvar a China”. Por isso o PCP acompanha com grande atenção a actividade do PCC. Não ignorando dificuldades e desafios que os comunistas e o povo chinês enfrentam no sempre complexo caminho do socialismo, valorizamos muito os resultados alcançados na promoção social e cultural do povo chinês, na solução de problemas de colossal dimensão, na edificação de uma grande e próspera nação.

«A China é hoje uma realidade incontornável nas relações internacionais e acompanhada com atenção por todos os povos vítimas da exploração capitalista e da ingerência e agressão imperialista, por todas as forças que lutam pela liberdade, o progresso social, a paz e o socialismo. O avanço da China pelo caminho do socialismo é do interesse, não apenas dos comunistas e do povo chinês, mas dos comunistas, dos progressistas e dos povos de todo o mundo.

«Confirmando a nossa vontade de reforçar as relações entre os nossos dois partidos e formulando os melhores votos à acção do PCC, enviamo-vos as nossas melhores saudações»

O Comité Central do
Partido Comunista Português

  • Central
  • Relações Bilaterais
  • Questões Internacionais