Intervenção, Comício

Intervenção de Armindo Miranda membro da Comissão Política do Comité Central do PCP

Boa tarde camaradas e amigos

Pretendemos com esta breve intervenção dar a conhecer algumas das principais tarefas que se colocam aos militantes do partido no Distrito de Lisboa, neste ano de 2011. E desde logo, participar nas tarefas nacionais do Partido. Como a dinamização e participação na luta dos trabalhadores e das populações. Como aconteceu ontem na acção de protesto promovida em Lisboa pela USL. Como sucederá nas lutas já marcadas dos trabalhadores da Carris, do Metro, da CP e dos correios e da Câmara de Loures e que terão tudo indica grande impacto no nosso Distrito. Daqui os saudamos e enviamos para todos eles, a nossa solidariedade e fraternidade comunista. Saudamos ainda, a luta dos utentes dos comboios das linhas de Sintra, de Cascais, e Azambuja que lutam contra a sua privatização.

Camaradas, nosso jornal o «Avante» comemora este ano 80 anos de vida. E também 70 anos a ser publicado sem qualquer interrupção. Estamos a falar camaradas do único Jornal no País que, não fica em cima do muro ou, como em geral acontece, do outro lado do muro. O «Avante toma partido. Está do lado de cá junto dos explorados. Dos trabalhadores. Dos que têm como única riqueza a sua força de trabalho e com ela criam a riqueza do país. Que como sabemos, é tão mal distribuída.

Numa altura em que o movimento operário e popular está sujeito a uma grande pressão política e ideológica, ao silenciamento e desinformação, é muito importante alargar a sua venda e leitura. E por isso o nosso Comité central, decidiu que no próximo dia 10, devemos ir todos divulgar e vender o «Avante». Nas empresas, nos locais de trabalho e na rua. Neste dia camaradas, a nossa principal tarefa é então como faziam os ardinas, gritar bem alto o nosso Avante, levando assim aos trabalhadores e ao povo do Distrito de Lisboa a informação de que precisam e a que têm direito para ajudar à elevação da sua consciência social e política.

Mas camaradas, na Organização Regional de Lisboa vamos ter uma tarefa muito importante para a vida do Partido em geral e para a nossa actividade em particular. Vamos realizar a nossa VII assembleia de organização. Está marcada para o próximo dia 28 de Maio. (este dia não nos traz boas recordações mas tem de ser!).

A nossa Direcção Regional decidiu, além de eleger uma nova direcção, mais dois objectivos essenciais para esta assembleia. Reforçar a ligação do Partido ás massas e em primeiro lugar à classe operária e restantes trabalhadores e reforçar a organização do Partido. Vamos por isso camaradas ter que analisar até que ponto as nossas organizações estão viradas para dentro e desligadas das massas, ou pelo contrário até que ponto estão viradas para fora, para a vida e para o novo, a participar e influenciar as organizações e movimentos de massas, mobilizando para a luta os trabalhadores e as populações a partir das seus problemas concretos. E como não há luta organizada sem organização teremos que ver como reforçar a organização do Partido. Camaradas a melhor prenda que podemos dar ao nosso partido neste ano em que comemora os seus 90 anos é terminarmos a nossa assembleia em muito melhores condições de, através do alargamento da luta de massas dar uma maior contribuição para o alargamento da frente social da luta que travamos no plano nacional pela ruptura com a política de direita e por uma alternativa de esquerda para o nosso país.

Camaradas as imensas tarefas e actividade que temos pela frente exige uma maior, mais alargada e renovada militância revolucionária de todos os militantes do Partido a começar pelo seu núcleo activo. Alargar o numero de militantes com tarefas é por isso essencial.

Como sabemos, o camarada Álvaro Cunhal deixou-nos uma vasta riquíssima e muito útil reflexão sobre o Partido e a importância da sua organização na luta que trava pela transformação revolucionária da sociedade. Também sobre a militância nos deixou no livro “ O Partido com Paredes de vidro”, escrito o seu pensamento. Permitam camaradas que vos leia uma pequeníssima parte dessa reflexão. Passo a citar.

“A ACTIVIDADE MILITANTE, MOTIVO EXALTANTE DA VIDA.

A actividade militante (ou militância) é a atitude característica do comunista na sociedade e na vida. É simultaneamente uma atitude política e atitude moral….

Pode ser (e no geral dos casos é) esforçada e cansativa. Constitui sempre motivo de satisfação. É voluntária no sentido absoluto. É determinada por um elevado ideal. Torna-se para o comunista, um imperativo político, cívico e social….A maior alegria do militante comunista resulta do êxito alcançado, não para beneficio próprio mas para beneficio do povo.” E mesmo correndo o risco de os camaradas acharem que já estou a abusar, queria deixar-vos uma sugestão

Que no âmbito da realização da nossa VII assembleia, todos aqueles que já lemos este livro tão importante para o nosso trabalho que voltemos a estudá-lo. E os que nunca o leram que o façam rapidamente. Ficaremos em muito melhores condições de contribuir para o êxito da nossa assembleia. E com muita mais força para continuarmos esta luta tão difícil mas tão aliciante com que damos sentido ás nossas vidas. A luta por uma sociedade sem explorados nem exploradores, justa e solidária e por isso mesmo verdadeiramente democrática. A sociedade socialista.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • PCP
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Trabalhadores
  • Central
  • Álvaro Cunhal