Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Apoios ao investimento na ilha das Flores, Açores

Numa visita recente à União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínios da ilha das Flores, na Região Autónoma dos Açores, pude constatar que se desenvolve uma importante actividade na defesa dos seus associados, incluindo 47 produtores de leite. Mas, não só é possível aumentar o emprego e a produção de leite, manteiga e queijo, onde já ganharam prémios, como diversificar a produção com outros produtos lácteos, se houver apoios.

Ora, tendo em conta que os Açores não só são uma região ultraperiférica como a ilha das Flores é uma das ilhas mais distantes do continente, o apoio à produção e à criação de emprego é imprescindível para o seu desenvolvimento.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1. Que medidas podem ser tomadas para apoiar a referida cooperativa na produção de novos produtos lácteos, contribuindo para o aumento da produção e do emprego na ilha das Flores, onde a população está a diminuir por falta de emprego?

2. Que medidas podem ser tomadas para apoiar a mudança da central de betonagem que existe próxima de duas unidades agro-industriais, de forma a salvaguardar o ambiente?

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Poder Local e Regiões Autónomas