Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Lutar contra a precariedade. Exigir emprego com direitos
Terça, 23 Março 2010
Lutar contra a precariedade. Exigir emprego com direitosO PCP, no âmbito da Campanha Nacional, de contacto e mobilização dos trabalhadores e da população sob o lema – Com o PCP, Lutar contra as injustiças - Exigir uma vida melhor - realiza, hoje, dia 23, acções de contacto com a população e trabalhadores com vínculo precário, nomeadamente junto a Call Center's, que decorrerão por todo o País.


Com esta iniciativa, o PCP alerta para o facto de mais de um 1 milhão e 400 mil trabalhadores viverem actualmente com a instabilidade, a insegurança, os baixos salários e a ameaça do despedimento, e para as inúmeras formas de trabalho precário que se generalizaram nos últimos anos: os recibos verdes, os contratos a prazo, os contratos de 1 ou 15 dias, o trabalho subcontratado, os estágios que se eternizam (muitos deles não remunerados), o trabalho clandestino e ilegal.

Com a aprovação do código do trabalho pelo governo PS, a precariedade passou a ter uma cobertura e estímulo legal ainda maior. Passaram a ser permitidos horários de 12 horas diárias e 60 horas semanais, estimula-se que o primeiro contracto de trabalho seja precário, valida-se legalmente a situação em que se encontram trabalhadores a “recibo verde”. O objectivo é sempre o mesmo: a máxima exploração para os trabalhadores e o máximo lucro para o grande patronato.

Para o PCP a precariedade não é uma inevitabilidade! É uma chaga social que corresponde a relações de trabalho do passado, e todos aqueles que pretendem a sua generalização, invocando as “inevitabilidades” do presente, o que querem é o regresso a um tempo em que não havia direitos. O combate à precariedade, ao trabalho não declarado e ilegal deve constituir uma política do Estado.

Destacamos nestas acções de luta, a realização de uma Audição sobre “Precariedade e Desemprego”, com a participação e intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, pelas 18h00, no Centro de Trabalho Vitória – Av. da Liberdade, 170, em Lisboa.

Acção nacional juntos dos Call Centers - Lutar contra a Precariedade Exigir uma vida melhor

 
Com o PCP,  Lutar e Vencer
Com o PCP,  Lutar e Vencer
Com o PCP,  Lutar e Vencer
Com o PCP,  Lutar e Vencer
Com o PCP,  Lutar e Vencer
Documentos da campanha Trabalhadores de Call Centers Jornal da Campanha Documento Administração Pública Documento Desempregados Documento Jornalistas
Downloads Selos da campanha em vectorial Selos da campanha em JPG Imagem da campanha em vectorial Imagem da campanha em JPG Som móvel Som fixo
Inicio
Videos da Campanha