25 de Abril
25 Fotos de Abril
Cartazes
Artigos
Documentos
Intervenções na AR
Imprensa 1974/1975
Poemas
Sons
Bibliografia
Exposição - 30 anos - 25 de Abril
Página Inicial

Sobre as autarquias locais - Comunicado Conjunto do PS, PCP, PPD e MDP/CDE
Sobre as autarquias locais - Comunicado Conjunto do PS, PCP, PPD e MDP/CDE
Sexta, 22 Novembro 1974
Comunicado Conjunto do Partido Socialista, do Partido Comunista Português, do Partido Popular Democrático e do Movimento Democrático Português/CDE

O saneamento do Pais, nomeadamente dos órgãos de administração que o fascismo nos deixou, tem sido, desde o 25 de Abril, uma das frentes de luta mais importantes que as forças democráticas têm desenvolvido na batalha pela democracia, na defesa dos interesses populares.

De norte a sul, o nosso povo, em reuniões amplas, tem debatido, livremente, a nova situação que vivemos, tem-se organizado em torno dos seus interesses concretos, tem escolhido nomes da sua confiança para substituírem, à frente das câmaras, das juntas e de outros órgãos de administração, os velhos caciques fascistas e reaccionários, transformando as autarquias em verdadeiros centros de animação popular.

Também no nosso distrito e na nossa cidade, Lisboa, o processo se tem vindo a concretizar.

Todas as câmaras e quase todas as juntas estão saneadas. A participação popular conta-se por dezenas de milhares. No entanto, dentro da cidade, em algumas zonas, cujas características dificultaram a mobilização popular, está por efectuar o saneamento das juntas de freguesia.

Neste sentido, sendo urgente que à frente dessas juntas estejam cidadãos que dêem garantias de defenderem os interesses democráticos, o Movimento Democrático Português/CDE, o Partido Comunista Português, o Partido Popular Democrático e o Partido Socialista, em reunião conjunta, acordaram em sugerir ao Governo Civil nomes de cidadãos democratas para constituição das comissões administrativas das Freguesias de: Coração de Jesus, Charneca, Madalena, Mártires, Mercês, S. Francisco Xavier, S. Mamede, S. Nicolau, S. Paulo, S. Cristóvão, S. Lourenço, Sacramento, Santa Catarina, Santa Justa e Socorro.

Não pretendemos, desta forma, impor-nos ou ultrapassar a vontade popular. Bem pelo contrário, é desejo dos partidos signatários contribuírem, assim, para o necessário saneamento que consolide as conquistas democráticas.

É importante, agora, que os cidadãos destas freguesias possam, perante estes nomes, exprimir a sua opinião, reunir-se e organizar-se com vista a um efectivo apoio aos elementos que vierem a ser nomeados e a uma real cooperação entre as futuras comissões administrativas e os respectivos habitantes.