Dossier - 30 anos da Constituição
Quinta, 30 Março 2006
crp
No ano do 30.º aniversário da Constituição da República Portuguesa (CRP), o PCP leva a efeito um vasto conjunto de iniciativas comemorativas que têm por objectivo central, valorizar a Constituição de Abril e os conteúdos progressistas que mantém, alertar para as ameaças e atentados constantes de que são alvo as conquistas e os direitos progressistas nela inscritos e ainda denunciar os perigos para o regime democrático de futuras revisões que podem estar na forja.
Entre as iniciativas a realizar pelo PCP salientam-se: sessão pública comemorativa, que terá lugar no Hotel Sofitel em Lisboa, no próximo dia 2 de Abril, Domingo, pelas 16 horas, em que intervirá, entre outros, o Secretário-Geral do PCP; sessão comemorativa no Porto, dia 2 de Abril, pelas 18 horas no Hotel Ipanema; edição de bolso com o texto actual da Constituição com prefácio de Jerónimo de Sousa; ciclo de 5 debates temáticos sobre a Constituição a realizar em Lisboa, Coimbra, Setúbal, Braga e Évora.
Este «dossier» online reúne textos e artigos sobre a Constituição, as intervenções feitas na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República pelos deputados do PCP. Estão disponiveis alguns dos muitos cartazes que o PCP produziu acerca da Constituição, assim como a exposição comemorativa do seu 30º aniversário.