Início arrow Inicio
Relatório da Comissão de Redacção - Jorge Cordeiro, Secretariado e Comissão Política
Domingo, 25 Novembro 2007

 

jorgecordeiro11

 

Camaradas

O debate realizado em todo o Partido na fase preparatória traduziu-se num vasto conjunto de alterações, consideradas e aprovadas pelo Comité Central, ontem distribuídas aos delegados e que permitiram melhorar e precisar o texto, preencher lacunas e desenvolver várias questões insuficientemente tratadas.

 

As centenas de alterações propostas, algumas das quais sobre os mesmos pontos do texto, que foram consideradas permitiram algumas alterações mais significativas, designadamente:

 

  1. As que precisam e desenvolvem a caracterização sobre a situação mundial, acerca do capitalismo e a ofensiva global do imperialismo;

  2. As que preencheram lacunas de abordagem de vários aspectos (justiça, forças armadas e de segurança, sector agrícola, migração, sector financeiro, transportes e comunicações);

  3. As que reformularam formulações e objectos, designadamente as referentes à União Europeia, e à explicitação do necessário combate para pôr termo à União Económica e Mundial.

  4. As que reordenaram e hierarquizaram as propostas do PCP referentes a objectivos e vectores de uma política alternativa.

 

Com base e a partir deste texto, foram propostas pelos camaradas , já nesta Conferência, várias propostas de alteração ao Texto-base.

 

Aos camaradas foi distribuída ainda hoje de manhã uma informação sobre as principais alterações que a Comissão de Redacção acolheu, quer ao Texto-base, quer à Proclamação.

 

Algumas outras - de precisão de texto, de correcção ortográficas forma ou de renumeração de parágrafos foram registadas e procurarão ser consideradas na versão que será objecto de publicação com os restantes materiais da Conferência.

 

Foram propostas que acolhem ou melhoram o texto em matérias como:

  • Associações de Desenvolvimento Local;
  • As políticas regionais
  • A educação e ciência e tecnologia
  • Caracterização da situação económica.

 

Entre as propostas não aceites estão alguns que desenvolvem excessivamente o texto (e que podem ainda vir a ter acolhimento nos textos sectoriais), que propõe a introdução ou alteração de conceitos ou que propõe abordagens de termos (que sendo importantes) não cabem numa abordagem contida nas questões económicas e sociais.