Intervenções e Artigos

As graves declarações do Primeiro-Ministro
Secretariado do Comité Central
Quinta, 12 Setembro 2002

Da visita do Primeiro-Ministro Durão Barroso aos E.U.A., o que veio a público sobre o seu encontro com Georges W. Bush, reveste-se de uma extraordinária gravidade.

No preciso momento em que a Administração norte-americana acelera os preparativos militares e políticos para desencadear a guerra contra o Iraque, quando cresce a oposição internacional a tal propósito e na União Europeia, e mesmo no âmbito da NATO, se manifestam sérias preocupações e claros distanciamentos em relação à arrogância dos E.U.A., Durão Barroso vai a um autêntico “beija-mão” afirmar o apoio incondicional do seu governo e oferecer o território português para os propósitos agressivos de Bush.

O Partido Comunista Português condena liminarmente este inaceitável acto de submissão que humilha Portugal e fere gravemente o seu prestígio internacional, comprometendo nomeadamente as relações com o mundo árabe.

O Partido Comunista Português confirma a sua firme oposição à guerra contra o Iraque, pronuncia-se pela solução política e diplomática dos problemas existentes, incluindo o levantamento do criminoso bloqueio que tem causado ao povo iraquiano os maiores sofrimentos.

Jornal «Avante!»
«O Militante»