Partido Comunista Português
Sobre a 30ª Festa do «Avante!» - Declaração de Alexandre Araújo
Sobre a 30ª Festa do «Avante!» - Declaração de Alexandre Araújo, do Secretariado do CC do PCP
Quarta, 19 Julho 2006
Em conferência de imprensa, Alexandre Araújo, membro do Secretariado do CC do PCP e responsável pela Festa do «Avante!», referiu que «a Festa do Avante este ano assinala os seus 30 anos(…) da Festa que desde a primeira hora e ao longo de três décadas se afirmou no panorama nacional como a maior iniciativa político-cultural de massas do nosso país e, no plano internacional, como uma das mais importantes e consideradas iniciativas do género.»
Nesta conferência de imprensa foram divulgados alguns dos aspectos políticos e culturais mais significativos da 30ª edição da Festa do Avante, Alexandre Araújo destacou « as exposições sobre os 85 anos do PCP, dos 75 anos do Avante, dos 30 anos da Festa, assim como, sobre as diversas batalhas do povo português contra as ofensivas anti-sociais e a política de direita deste Governo do PS (…), a homenagem a Fernando Lopes Graça, maestro de Abril e militante comunista (…) e o debate no Fórum Central - “ 85 anos de luta pela Democracia e o Socialismo». As artes de palco, as artes plásticas, o desporto, a ciência, as tecnologias, o espaço da juventude assim como o espaço internacional também mereceram destaque nesta primeira apresentação do programa da Festa, também foram destacados os dois principais momentos políticos: a abertura e o comício, que contarão com a participação do Secretário-geral do PCP.

Sobre a 30ª Festa do «Avante!»
Declaração de Alexandre Araújo, do Secretariado do CC do PCP 

A Festa do Avante este ano assinala os seus 30 anos, 30 anos marcados por 30 edições da Festa que desde a primeira hora e ao longo de três décadas se afirmou no panorama nacional como a maior iniciativa político-cultural de massas do nosso país e, no plano internacional, como uma das mais importantes e consideradas iniciativas do género.

Uma Festa que, inequivocamente identificada com o nome do órgão central do PCP, e com o Partido Comunista Português que a promove, está aberta ao mundo e à vida, que todos os anos recebe milhares de visitantes, homens e mulheres com e sem partido e particularmente jovens que pela sua presença e participação a tornaram sua.

A presente conferência de imprensa realiza-se a cerca de mês e meio da Festa do «Avante!», que terá lugar nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, no belo espaço da Quinta da Atalaia – Amora – Seixal.
Entretanto, não pretendendo fazer uma descrição exaustiva da diversidade e dimensão de uma iniciativa com estas características, divulgamos hoje alguns dos aspectos políticos e culturais mais significativos daquela que será a 30ª edição da nossa Festa.

De novo, como acontece em cada ano que passa, militantes e simpatizantes do PCP de todas as gerações, com o seu esforço e dedicação mas também com a alegria e a dinâmica própria de gente determinada, com convicções e confiança no futuro, recriam  um espaço de convívio, de reflexão, de reencontro, de amizade e solidariedade. Para a Quinta da Atalaia as organizações do PCP transportarão um pouco da sua realidade regional, da sua acção e luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das populações, da sua gastronomia, artesanato, produtos e vinhos regionaisMerecem particular destaque além do programa dos principais palcos da Festa:

O Pavilhão Central, coração político da Festa, onde exposições sobre os 85 anos do PCP, dos 75 anos do Avante, dos 30 anos da Festa, assim como, sobre as diversas batalhas do povo português contra as ofensivas anti-sociais e a política de direita deste Governo do PS, terão lugar de destaque. No pavilhão central, bem como um pouco por toda a Festa, serão assinalados os 30 anos da Constituição da República e valorizado o seu projecto transformador e a actualidade do seu conteúdo para um Portugal com futuro.
A homenagem a Fernando Lopes Graça, maestro de Abril e militante comunista, que se reflectirá em vários espaços com destaque para o Palco 25 de Abril e a exposição patente no Pavilhão Central.


O Avanteatro, continua a abrir o seu espaço às Artes do Espectáculo. É assim que, este ano volta a ter na programação as áreas do teatro, da dança, da música e de espectáculos para a infância. De destacar o espectáculo da Companhia «A Barraca», com o texto histórico “Felizmente há Luar” de Luís de Sttau Monteiro, emblemático na resistência ao fascismo tendo-se tornado num marco do teatro em Portugal.


O Espaço das Artes Plásticas, onde entre outras expressões, terá destaque uma Exposição evocativa da vida de José Dias Coelho, artista plástico e funcionário do PCP, assassinado pela PIDE em 1961.


O Espaço Ciência e Tecnologias, este ano dedicado às questões da Terra e da degradação dos solos, onde se realizará também um debate sobre a figura de Rómulo de Carvalho – o homem, o cientista, o poeta.


O Espaço Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) onde o «Plano Tecnológico», as contradições e fragilidades e as alternativas possíveis; a utilização de software livre em ambiente educativo e a problemática da acessibilidade digital serão os temas da exposição que estará patente neste espaço. Aqui se promoverão, também, debates e workshops, durante os três dias. Será ainda editada a versão 3.0 do Komunix, um CD de software livre.


O Espaço da Juventude, onde o Palco dos Novos Valores possibilita a muitos grupos e músicos em início de carreira uma estreia numa iniciativa com a dimensão da Festa do “Avante!” e cujo processo de preparação envolve dezenas de espectáculos e milhares de jovens por todo o País.


O Desporto na Festa, com várias modalidades envolvendo dezenas de clubes, associações, colectividades e milhares de participantes e onde se destaca, pela sua   importância e prestígio desportivo adquirido ao longo dos anos, a Corrida da Festa.


O Espaço Internacional que contando com a presença de Partidos e Organizações Comunistas e progressistas de todo o mundo representados em mais de duas dezenas de stands, bares e restaurantes, transformará esta área da festa numa grande montra da actividade e luta destes povos mas também da sua cultura, gastronomia e artesanato. Aí se mostrará aos visitantes como ao longo da sua história os comunistas portugueses, mesmo sob as mais difíceis condições de actividade e luta, nunca deixaram de prestar a sua solidariedade com outros povos. PCP – 85 anos de solidariedade com os povos em luta será assim o tema central do espaço internacional. A Festa assume-se assim, e mais uma vez, como um ponto de encontro quase obrigatório para os cerca de 50 Partidos e Organizações Comunistas e progressistas que em cada edição engrandecem a Festa do “Avante!” com a sua presença solidária.


A Festa será também palco de um importante fórum de debate político, realizando-se ao longo dos três dias, nos seus mais diversos espaços, dezenas de debates sobre questões e temas de actualidade política nacional e internacional em que se destaca o ciclo de debates no Fórum Central - “ 85 anos de luta pela Democracia e o Socialismo”.
Por fim, uma referência aos dois principais momentos políticos da Festa do “Avante!”: o acto de abertura oficial da Festa, às 19 horas de sexta-feira, dia 1 e o grande Comício que terá lugar no domingo, dia 3, às 18h00, onde o Secretário-geral do PCP fará a sua principal intervenção.