Intervenções e Artigos
Folheto em PDF
Depoimentos em video

Início arrow Posições Políticas sobre IVG
Sobre os resultados das eleições regionais
Domingo, 15 Outubro 2000

Declaração de Carlos Carvalhas

1. Queremos começar por salientar que em ambas as Regiões Autónomas, apesar da subida da abstenção, a CDU sobe em número de votos e em percentagem, o que traduz um indiscutível acréscimo global da sua influência eleitoral.

Constitui também um resultado muito positivo a reeleição de dois deputados (Edgar Silva e Leonel Nunes) na Madeira e a eleição de mais um deputado nos Açores. Com efeito, nesta Região Autónoma, além da reeleição de Paulo Valadão no círculo das Flores, é de assinalar a eleição no círculo do Faial de José Decq Mota, coordenador regional do PCP, que assim vê de novo reconhecido no plano eleitoral o seu incontestado prestigio na vida política democrática da Região. Pela primeira vez, a CDU passa a dispor de um grupo parlamentar na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

2. Naturalmente que, respeitando os resultados eleitorais, não consideramos um facto positivo a manutenção - embora esperada - da maioria absoluta do PSD na Madeira e também consideramos que uma política de resposta mais decidida aos problemas dos Açores não beneficiará com a maioria absoluta do PS.

3. Saudamos calorosamente todos os candidatos e activistas da CDU na Madeira e nos Açores pelo notável esforço e trabalho que, em condições muito difíceis, desenvolveram nesta campanha eleitoral e pelo importante êxito eleitoral que dessa forma asseguraram.

4. Os resultados positivos hoje obtidos pela CDU nas eleições regionais representam um grande estímulo para o prosseguimento e ampliação da importante contribuição que o PCP e a CDU continuarão a dar na vida política das Regiões Autónomas em defesa das aspirações populares, dos direitos dos trabalhadores e da autonomia regional como conquista democrática ao serviço do progresso, desenvolvimento e justiça social na Madeira e nos Açores.

Jornal «Avante!»
«O Militante»