Partido Comunista Português
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color
 
 

PCP no Campo Pequeno

Artigos do jornal Avante! sobre Congresso do PCP
Sobre o Algarve - Intervenção de Cândido Reigado
Domingo, 30 Novembro 2008
candido_reigado.jpgO XVIII Congresso realiza-se numa fase difícil e complexa para os trabalhadores, para o povo português e para o Mundo.

A forte ofensiva do governo PS/Sócrates, forçando a implementação do novo Código de Trabalho, com o apoio do PSD e do CDS/PP e a maior parte das empresas que há muito vêm tentando pô-lo em prática.

 

Intervenção de Cândido Reigado
Membro da Comissão Concelhia de Albufeira

 

Camaradas

Em nome do colectivo partidário de Albufeira do Partido Comunista Português saúdo todos os delegados, convidados e os camaradas das delegações estrangeiras dos partidos comunistas que nos honram com a sua presença.

Camaradas


O XVIII Congresso realiza-se numa fase difícil e complexa para os trabalhadores, para o povo português e para o Mundo.

A forte ofensiva do governo PS/Sócrates, forçando a implementação do novo Código de Trabalho, com o apoio do PSD e do CDS/PP e a maior parte das empresas que há muito vêm tentando pô-lo em prática.

O novo Código do Trabalho retira, aos trabalhadores, direitos conquistados antes e depois do 25 de Abril e tem encontrado pela frente um forte combate por parte do PCP, combate que deve ser continuado e intensificado, o que exige do Partido uma maior ligação às massas e o conhecimento dos problemas e anseios dos trabalhadores e do povo, bem como o esclarecimento e concretização do papel de vanguarda do Partido, a intensificação da luta de massas, visando sempre o alargamento e reforço do Partido.

Na ligação às massas assume um papel importante a nossa imprensa, o «Avante!» e o «Militante» assim como outros documentos de informação a propaganda, as nossas iniciativas partidárias e de convívio.

Camaradas

Neste concelho de Albufeira o tecido empresarial assenta fundamentalmente na hotelaria, comércio e construção civil, sendo o primeiro predominante sobre os outros. Temos também o sector das pescas, em grande dificuldade, e cada vez mais reduzido.

Em todos estes sectores 70% dos trabalhadores são contratados a prazo, mas na hotelaria a situação é ainda mais grave devido ao encerramento da maior parte das unidades hoteleiras e similares, que lançam no desemprego milhares de trabalhadores no final de Outubro de cada ano.

Baixos salários, precariedade, salários em atraso, como acontece no hotel monte choro, agrava cada vez mais a vida dos trabalhadores.

Devido às elevadas taxas de juro em especial no crédito à habitação, há muitas famílias, em especial casais jovens, com a corda na garganta, em grandes dificuldades, e alguns sem possibilidades de pagar a prestação mensal no final de cada mês.

Camaradas:

Guiados pela base teórica do nosso partido, o marxismo leninismo, concepção materialista e dialéctica do mundo, guia para a acção, o partido vai continuar a luta entre a politica de direita em defesa dos trabalhadores e do povo, votando por uma democracia avançada, rumo ao socialismo e ao comunismo.

Viva os trabalhadores portugueses e o operariado de todo o mundo!
Viva o XVIII Congresso do PCP!
Viva o Partido Comunista Português!