Intervenções e Artigos

Início arrow PCP na AR sobre IVG
Comissão parlamentar de inquérito - Intervenção de Honório Novo na AR
Quinta, 24 Janeiro 2008

Constituição de uma comissão parlamentar de inquérito destinada a averiguar, face à instabilidade financeira vivida no último ano, a supervisão dos órgãos do Banco de Portugal

Sr. Presidente,
Sr. Deputado Diogo Feio,

Registamos a proposta de inquérito parlamentar - a «famosa» proposta, se me é permitido chamar-lhe assim -, hoje aqui apresentada pelo CDS.

É que o CDS anunciou, tantas e tantas vezes, a apresentação deste inquérito que receei bem que já se tivesse esquecido de a apresentar.

Sr. Deputado Diogo Feio, como deve saber, hoje de manhã, o PCP dirigiu uma carta ao Dr. Victor Constâncio para que ele respondesse às questões que o Grupo Parlamentar do PCP lhe colocou na passada sexta-feira e que, apesar das 6 horas que durou a audição, acabaram por não ser respondidas.

Mais: foram desvalorizadas pelo Dr. Victor Constâncio e por todos os Deputados, incluindo os do CDS!

As questões que lhe colocámos foram as relativas à crise financeira mundial e às suas consequências em Portugal, mas sobre isso o Sr. Dr. Victor Constâncio nada disse - e os senhores nada disseram também!

É preciso que se coloquem essas questões, mas os senhores não perguntaram nada. Porém, na terça-feira, o CDS tinha outra opinião: já reclamava, perante as câmaras de televisão, que era preciso fazer um debate sobre a crise financeira - com atraso, é verdade... Com atraso, porque antes tinham aparecido as tais notícias a que o Dr. Diogo Feio aqui se referiu. Estamos, no entanto, à espera da resposta do Dr. Victor Constâncio e, quanto ao inquérito, pode ter a certeza que ponderaremos sobre ele na devida altura.

Permitam-me que faça duas observações. A primeira observação prende-se com a curiosidade que tenho sobre o que vai fazer o PSD a propósito da vossa proposta de inquérito. É que, tal como os senhores, o PSD anda há semanas a anunciar um inquérito, antes e depois da assembleia do BCP.

Estamos, por isso, curiosos em saber como vai reagir o PSD.

A segunda observação, Sr. Deputado Diogo Feio, é a seguinte: julga o Sr. Deputado que o PS, o PSD e até ilustres militantes do CDS estarão dispostos a permitir, em inquérito parlamentar, que o Dr. Jardim Gonçalves - o pai e o filho -, o Dr. Goes Ferreira, o Dr. Alípio Dias e o Dr. Armando Vara venham dizer aqui como é que se ultrapassam, legal ou ilegalmente, as normas da supervisão financeira?

Acha que sim?!

Estou convencido que o PS, o PSD e, também, parte do seu partido não estarão interessados nisso. Mas veremos!

Nós estaremos, certamente!

Jornal «Avante!»