Intervenções e Artigos

Estudantes contra política do Governo
Grande jornada de luta
Quinta, 04 Fevereiro 2010

Estudantes contra política do GovernoMilhares de estudantes do ensino básico e secundário manifestaram-se, quinta-feira, por todo o País, contra os exames nacionais e cortes no financiamento das escolas, a privatização do ensino, o Estatuto do Aluno e o Regime de Faltas. Os alunos reivindicaram, de igual forma, a aplicação da Educação Sexual e mais democracia nas escolas, muito atacada nos últimos anos, com a proibição de reuniões gerais, impedimento de formação de associações de estudantes e de manifestações estudantis.
Galeria de Fotografias

Em Lisboa, oriundos de dez escolas do concelho, mais de 400 alunos concentraram-se no Saldanha, dirigindo-se depois para o Ministério da Educação. «Educação Sexual faz falta ao pessoal», «estudantes unidos jamais serão vencidos», «exames são um muro, assim não há futuro» e «chega de mais do mesmo», foram algumas das palavras de ordem entoadas de viva-voz, dirigidas ao Governo PS.

Organizado pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, realizaram-se ainda protestos, entre muitos outros distritos, em Setúbal, Évora, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto. Também os alunos da Madeira e dos Açores lutaram pelos seus direitos e exigiram uma escola pública, gratuita e de qualidade para todos.

Jornal «Avante!»
«O Militante»