Partido Comunista Português
Programa da Presidência Portuguesa da União Europeia - Interpelação de Bernardino Soares na AR
Quarta, 27 Junho 2007
Debate com o Primeiro-Ministro sobre a apresentação do Programa da Presidência Portuguesa da União Europeia

Sr. Presidente,

Esta interpelação versa justamente o assunto suscitado pelo meu camarada Jerónimo de Sousa.

Em primeiro lugar, não só não ficou decidido o método de inscrição na Conferência de Líderes como expressamente perguntei, apesar de os pedidos de esclarecimento serem formulados em formato diferente do previsto para o debate mensal, se se mantinha a ordem dos líderes partidários na intervenção.

Em segundo lugar, não foi a Mesa que contactou esta bancada para se informar sobre os oradores que iriam intervir, fui eu que liguei para a Mesa a inscrevê-los, e fi-lo com a tranquilidade de quem estava consciente de que o figurino seria o habitual.

Em terceiro lugar, durante dois anos e meio, seguimos aqui um determinado figurino de intervenção dos líderes partidários (que tem um significado político) e, de repente, sem que tal tenha ficado decidido em Conferência de Líderes - antes pelo contrário, na minha perspectiva -, hoje temos um figurino completamente diferente, que tem também, como é evidente, um significado político.