Intervenções e Artigos

Sobre a situação no Médio Oriente
Comunicado da Comissão Política do
Terça, 04 Dezembro 2001

O PCP acompanha com particular preocupação o agravamento da situação no Médio Oriente face à escalada de guerra desencadeada nos últimos dias por Israel.

Condenando firmemente os atentados terroristas que, no passado fim de semana, abalaram Israel, o PCP considera que tais atentados só servem os objectivos das forças que os seus autores dizem combater.

A brutal ofensiva militar desencadeada por Israel, país que diariamente viola inúmeras resoluções da ONU, atacando a Autoridade Palestiniana e declarando guerra ao seu Presidente, constitui uma nova escalada no conflito que pode conduzir a região à guerra.

O problema israelo-palestiniano resulta em linha recta do incumprimento por Israel das resoluções da ONU 242 e 338, entre outras e do seu não reconhecimento do Estado Palestiniano livre e independente, com capital em Jerusalém Leste e da constante protecção que Israel tem encontrado nas diversas Administrações dos EUA.

É, por isso, necessário parar este brutal ataque contra os Acordos de Oslo e contra a Autoridade Palestiniana e o povo palestiniano.

Cabe ao governo português exigir que Israel pare esta escalada militar e intervir junto da U.E. para que esta se movimente no mesmo sentido.

Manifestando a sua solidariedade à justa causa de libertação nacional do povo palestiniano, o PCP continuará a lutar pelo fim da escalada em curso e para que seja reconhecido ao povo palestiniano o direito ao seu Estado independente.

A Comissão Política do Comité Central do Partido Comunista Português

Jornal «Avante!»