As Organizações do PCP
As Organizações do PCP

Filme: A festa e as Organizações do PCP e Espaço Internacional


 |ARTESANATO|GASTRONOMIA|

 


Organizações denunciam políticas de direita
O País e as suas lutas

As reivindicações e as lutas dos trabalhadores e das populações das várias regiões do País estarão em destaque nos espaços das Organizações Regionais do PCP . Num ano particularmente marcado pela forte ofensiva do Governo contra os direitos laborais e sociais dos trabalhadores e das populações, as lutas travaram-se de norte a sul do País, no continente e nas regiões autónomas .  Neste espaço pode encontrar peças de artesanato feitas por homens e mulheres alentejanas .  A greve geral de 30 de Maio, a manifestação de Guimarães de 5 de Julho, o combate às políticas neo-liberais, os protestos em defesa do trabalho e dos serviços de saúde não serão esquecidos .  No plano político, a exposição do Alentejo irá abordar e debater, durante os três dias, a luta antifascista na região, a água pública, a luta dos trabalhadores e da população e o papel e a intervenção do PCP .  O contacto com os visitantes da Festa será concretizado com equipas que procurarão,  no terreno, esclarecer e mobilizar para as batalhas futuras contra a política de direita do Governo PS e para a necessidade de reforçar a organização do Partido . 

O Algarve da Serra ao Mar é o tema do espaço desta organização regional .  O objectivo é destacar as potencialidades da região que,  como o resto do País, tem futuro . A exposição política centra-se nas lutas dos trabalhadores e das populações da região contra a ofensiva do Governo . «No Algarve também se luta » é o lema .
Num ano em que aposta em trazer um maior número de visitantes da região, o Algarve apresenta um espaço ainda mais agradável e cuidado, que tem também para oferecer a gastronomia e doçaria regionais .  A transformação da cortiça como realidade da região vai estar em destaque em Aveiro  .  No espaço, o visitante poderá ver uma máquina de fazer rolhas, manuseada, no local,  por operadores . Em termos políticos, os comunistas dão conta das lutas realizadas no distrito, com especial destaque para a greve geral, assim como a acção e intervenção do PCP na região .

A exposição de Braga traz,  este ano, à Atalaia, a actividade realizada, neste último ano, pelos comunistas no distrito, com realce para as diversas homenagens a Adriano Correia de Oliveira, a Zeca Afonso e a José Carlos Ary dos Santos . Este espaço aborda ainda o Encontro Internacional de Partidos Comunistas e outras forças de esquerda da Europa, realizado em Guimarães .  É dado ainda grande enfoque às lutas e protestos das populações do distrito,  nomeadamente no que concerne à participação na greve geral e na manifestação decorrida em Guimarães,  aquando da realização da Cimeira Europeia com os ministros dos Assuntos Sociais .  Por fim, os comunistas de Braga terão um espaço de denúncia relativamente às pressões e os ataques do Governo PS às liberdades e garantias dos cidadãos,  considerando que grande parte dos casos tornados públicos se passaram neste distrito .

Por seu lado, Bragança , no seu pavilhão, irá abordar os problemas da interioridade e do desenvolvimento regional . 

Em Coimbra o tema central será o mar e, como tal, a defesa das actividades produtivas a ele ligadas como a indústria naval e a pesca .  Para os comunistas, estas actividades poderiam ser factores de desenvolvimento,  de progresso e de criação de riqueza .  Além de contactar com a actividade do PCP no distrito,  o visitante pode ainda ver uma replica da Torre do Relógio da Figueira da Foz .

Inserido no espaço Alentejo,  Évora apresenta, mais uma vez, uma variedade de cheiros e sabores típicos da região . 

Em Leiria será dado particular destaque à resistência antifascista, ao 18 de Janeiro de 1934, ao reforço da Organização do PCP e a Adriano Correia de Oliveira .  Será possível ver um artesão a fazer peças de vidro . 

O 90 . º aniversário da Revolução de Outubro estará presente no espaço de Lisboa ,  na sua decoração e no debate sobre a «Revolução de Outubro – arte, , cultura e educação », a realizar no Café Concerto . Este importantíssimo acontecimento para os povos de todo o mundo na sua luta contra a exploração, contra o colonialismo e pela transformação da sociedade,  será ainda assinalado com o lançamento de mais um número do «Caderno Vermelho » .  Em Lisboa terão presença política destacada a greve geral, as grandes manifestações de 12 de Outubro de 2006 e 12 de Março, a luta dos trabalhadores da administração pública, as lutas das populações em defesa do Serviço Nacional de Saúde,  da educação, dos serviços públicos e por mais e melhor segurança .  A VI Assembleia de Organização Regional de Lisboa, realizada em Novembro, estará igualmente presente na imagem e na mensagem política . 

No Porto o grande destaque vai para a VIII Assembleia de Organização Regional, que irá acontecer no dia 28 de Outubro, com o lema «Organizar, Intervir,  Transformar . Um Partido mais forte, um distrito com futuro » .  A concepção deste espaço baseia-se na afirmação do Partido junto das massas trabalhadoras, no projecto político do PCP para a região do Porto, que se traduzirá também na apresentação de painéis alusivos aos temas em questão .  Em termos culturais, o espaço do Porto evocará Zeca Afonso e relembrará Adriano Correia de Oliveira, com uma sessão de homenagem com a presença de João Teixeira e com a apresentação do livro «Adriano Sempre » . Esta iniciativa contará com a presença de Ilda Figueiredo, Roberto Machado,  Viale Moutinho e César Príncipe .  As actuações de «Contracorrente » e convidados levarão ao espaço do Porto vários momentos de poesia,  teatro e música . 

Santarém vai dar destaque à conquista, há 45 anos, das oito horas de trabalho pelos operários agrícolas do Alentejo e do Ribatejo, em articulação com as lutas do presente e a acção e intervenção do Partido no distrito .  No palco, que terá animação permanente, a programação privilegia a diversidade das danças e dos cantos tradicionais da região,  onde o fado volta a estar presente . 

As lutas dos trabalhadores e da população, a resistência do PCP às políticas de direita, o reforço do Partido e as suas propostas para a região, saídas da VII Assembleia de Organização Regional,  realizada a 1 de Abril são os temas da exposição política de Setúbal  

Por seu lado, Viana do Castelo vai apresentar uma exposição sobre o trabalho do PCP no Alto Minho .  A inauguração do Centro de Trabalho de Viana do Castelo terá, igualmente, especial destaque .  Em Vila Real será dada primazia à actividade do Partido na região .  A terminar o vasto rol de organizações, Viseu aborda o encerramento de serviços públicos no interior do País .    

 

Imigração
Todos diferentes,  todos na Festa

No pavilhão da Imigração na Festa do Avante, o convívio solidário entre todos os camaradas e amigos, imigrantes ou não, é o principal cartão de visita que faz deste um espaço obrigatório de paragem .  Atendendo à crescente e diversificada presença de comunidades imigrantes no nosso país, o PCP tem-se destacado na defesa dos direitos destes trabalhadores e pela sua unidade na luta com os autóctones . Somos o partido com maior e mais qualificada intervenção política nesta área, e o facto reflecte-se na exposição que a Organização da Imigração apresenta este ano, onde são tratadas matérias como a defesa dos direitos, a acção nos parlamentos, o nacional e o europeu, e as especificidades das comunidades de origem africana, do Leste da Europa ou do Brasil . 

À mesa, é certo, a festa é rija . Podemos começar com sopa borch, passar aos pastéis de milho com atum, petiscar a moamba ou a cachupa rica e acabar com um pastel de côco e natas . 

 

Emigração
A Festa da diáspora

Ano após ano, amigos e camaradas que vivem e trabalham no estrangeiro organizam as suas férias de forma a coincidirem com a Festa do Avante!, fazendo do espaço da Emigração um ponto de encontro e convívio .  Com uma vista privilegiada sobre a Baía do Seixal, os visitantes podem desfrutar dos afamados petiscos e bebidas, entre os quais,  a salsicha alemã grelhada, as sopas, os crepes, o champanhe e uma especialidade a sangria do Quim .  Em destaque, ainda, uma exposição onde se abordam os problemas e as lutas da diáspora portuguesa, quer do ponto de vista da acção das organizações do Partido, quer do ponto de vista da intervenção dos eleitos comunistas na Assembleia da República e no Parlamento Europeu .  Contíguo ao pavilhão da Emigração vai estar o Apoio ao Bebé , local onde a higiene e a alimentação dos mais pequeninos está em primeiro lugar .   

 

Espaço da Mulher Comunista
Pela emancipação da mulher

thumb_99101gd.jpgO Pavilhão da Mulher Comunista destaca este ano os 150 anos do nascimento de Clara Zetkin,  uma destacada revolucionária alemã que viveu no final do século XIX até aos anos trinta do século XX e se tornou uma prestigiada dirigente do Partido Comunista Alemão e da Internacional Comunista . Ainda neste âmbito, será lançado o livro, recentemente editado pelas Edições «Avante!» e pela Organização das Mulheres Comunistas, Clara Zetkin e a luta das mulheres . Uma atitude inconformada . Um percurso coerente ,  que dá a conhecer aspectos marcantes da sua vasta reflexão teórica e acção revolucionária de Clara Zetkin .  Serão ainda apresentadas imagens da luta das mulheres no ano de 2007, que mostram que estas protestam contra a política de direita e exigem a mudança de rumo  pela aplicação da lei da Interrupção Voluntária da Gravidez no Serviço Nacional de Saúde,  pela melhoria da qualidade de vida e de trabalho e em defesa da igualdade de direitos . Pela emancipação da mulher, pelo socialismo – objectivo que integra a luta do PCP ao longo dos seus 86 anos de vida – marcará a mensagem das mulheres comunistas nesta Festa .  No Espaço do Bar a/o visitante da Festa encontrará uma zona de convívio e de (re)encontro, onde poderão encontrar bebidas frescas (sangria, chás)e diversos petiscos preparados no momento . Nas tardes de sábado e de domingo haverá aulas de tango e animação de rua .   

 

Espaço Criança
O mundo dos sonhos

O Espaço Criança terá, este ano,  como tema central «Os Direitos da Criança », onde se dá particular destaque à Assembleia dos Direitos da Criança, que a Associação «Os Pioneiros de Portugal » realizará em Novembro .  Além da exposição e da banca de divulgação da assembleia, o Espaço Criança mantém os seus brinquedos para as crianças,  momentos de animação e as pinturas de cara,  que dão ainda mais cor à Festa do Avante! .  As gomas, os doces e as saborosas baguetes também lá estarão, no Bar Pioneiral . Aparece e vem mostrar que «somos o mundo que se muda nos sonhos que sonham as crianças » .

 

Artesanato e muito mais
Para levar e guardar

Alentejo  Peles de Grândola  barros de Redondo, Reguengos,  S . Pedro do Corval e Viana do Alentejo artigos de madeira com pintura tradicional alentejana  artigos de tecido -alforge,  talegos, almofadas e pegas  mantas de lã e de retalhos  tecidos em linho das terras de Mértola, Castro Verde barros de Beringel barros e cobres de Beja loiças pintadas de Santana da Serra (Ourique) molduras de madeira de Vila Verde de Ficalho cestas de palhinha de Odivelas (Ferreira do Alentejo)  cestaria e cadeiras de Moura e Barrancos talegos feitos de trapos queijo de Serpa (grande e pequeno) queijo de cabra (Moura) azeite de Moura (garrafão) azeite de Ficalho (garrafão) azeite de Brinches (garrafão) pão de S . Brissos mel de Pias artesanato de madeira,  cortiça, barro, pele e chifre do norte Alentejano . 

Algarve  Bolos regionais – D . Rodrigo, bolo de amêndoa,  bolo de alfarroba, bolo de figo  licores regionais – licores variados, aguardente de figo e de alfarroba artesanato – empreitas e canas, bonecas de Martinlongo e barros de Aljezur . 

Açores  Apitos de São Miguel  cerâmica da Lagoa, licores da Ribeira Grande, «Mulher de Capote », Angélica de S . Jorge,  vinho de cheiro, chá da Gorreana, pimenta regional .  Espaço de prova e venda  Ananás, queijo de São Jorge,  queijadas da Graciosa . 

Braga  Olaria de Barcelos  brinquedos de madeira de Vila Verde cestos e chapéus de palha de Fafe louça pintada à mão inspirada nos bordados dos lenços dos namorados peças em barro dos Artesãos Júlia Ramalho, Mistério, Rosalina e Carlos Baraça e Conceição Sapateira . Artesão a trabalhar ao vivo José Esteves . 

Bragança  Máscaras de madeira instrumentos musicais de nogueira sedas lãs linhos  queijo de Terrincho azeite de Vila Flor mel de rosmaninho e urze pão de trigo bola cevada . 

Coimbra –Louça de Condeixa,  pipas de Anca, cestos de S .  Facundo enchidos de Soure . 

Lisboa  Pavilhão do Coleccionador Bilhas de Sacavém (edita desde 1976 a famosa e conhecida «jarrinha da Festa do Avante!») . Feira da Ladra encontra-se de tudo a preços de ocasião . 

Leiria  Stand do Vidro-produtos de vidro e cristalaria da Marinha Grande . E confecção no local de peças em vidro . 

Madeira  Bolo de mel broas de mel rebuçados de funcho e de eucalipto . 

Porto  Filigranas de Gondomar  malhas e mantas de Vila do Conde couros de Amarante  lousas de Valongo . 

Santarém –Tigeladas de Abrantes, pão de ló de Rio Maior, bolos regionais de Torres Novas e broas de Alpiarça . 

Setúbal – Olaria de Barro e azulejos pintados, bolos e licores tradicionais da região . 

Viana do Castelo - Lenços garridos bordados louça e grés de Viana socas e chancas de Paredes de Coura rocas e fusos de Arcos de Valdevez, latoaria de Vila de Punhe, espigueiros de Soajo, linho de Ponte da Barca,  artesanato em madeira de Darque e Barroselas . 

Viseu  Barro preto de Molelos  latoaria de Viseu cestaria de Lafões juncos e borel da Nave  bonecos de trapos peças em miniatura de Montemuro . 

Artesanato do Mundo -  O artesanato dos países representados na Festa do Avante!pode ser adquirido nos stands do espaço internacional .