imagem: festa do avante!2006  1,2 e 3 de setembro
Página PCP
A Festa
A EP
Os Espectáculos
Os Artistas da Festa
O Avanteatro
O Espaço Central
As Organizações do PCP
O Espaço da Juventude
O Desporto
A Festa do Livro /Disco
Os Debates
A Gastronomia
O Espaço Internacional
As Informações Úteis
As Fotografias
A Abertura da Festa
O Comício

A Festa do Livro e do Disco
A Festa do Livro e do Disco
Quarta, 19 Julho 2006
Festa do livro e do disco:
Grandes escolhas, Preços pequenos

festa do livroOs números mostram a as razões do sucesso da Festa do Livro, ponto o obrigatório de visita para muitos  dos que vão à  Quinta da Atalaia.

Com cerca de cem m mil volumes, de dezenas de casas editoras, expostos numa área coberta de mil metros quadrados, esta é uma das maiores livrarias do País. As promoções especiais chegam a reduzir a metade os preços de capa dos livros. As mais recentes novidades surgem na Festa ao lado de livros mais antigos e, preços pequenos muitas vezes, títulos difíceis de encontrar nos escaparates. Literatura portuguesa e estrangeira, actualidade política, poesia, ciências humanas, saúde, desporto, educação, livros para crianças e jovens, romances, novelas, contos, peças de teatro, ensaios, livros didácticos...

A convivência de géneros e temas dá resposta ao que o visitante procura, mas também acaba por surpreender com inesperadas e interessantes pro-postas. Na Festa do Livro, a leitura fica ao alcance de todos. Mas também ficam ao alcance dos leitores e das leitoras muitos nomes que dão corpo aos livros. A Festa do Livro é um privilegiado ponto de encontro entre quem lê e quem escreve, seja na apresentação de novas obras, seja em sessões de autógrafos.

 

Lançamentos

Na edição deste ano, merecem destaque alguns novos títulos, que vão ser apresentados na Festa do Livro: – A Canção Popular Portuguesa em Fernando Lopes-Graça, de Alexandre Weffort Branco; – Como o Che Enganou a CIA, de Jose Gómez Abad, antigo oficial dos serviços secretos cubanos, sobre a preparação da ida de Che Guevara de Cuba para a Bolívia, há 40 anos;

– Evocação da Obra de Álvaro Cunhal, brochura que reproduz textos de José Casanova e de Filipe Diniz, lidos na iniciativa que assinalou o primeiro ano passado desde a morte do dirigente comunista.

Com um lugar central na Festa do Livro, a literatura para crianças e jovens oferece alguns novos títulos: A Machadinha e a Menina Tonta e o Cordão Dourado, de Alice Vieira, que abre a nova série da colecção Histórias Tradicionais Portuguesas; de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada chega o mais recente episódio de Uma Aventura, cuja acção decorre no Comboio; as mesmas autoras oferecem ainda um novo volume da sua didáctica História de Portugal.

 

O vinil em força na Festa do Disco

Festa do DiscoNa Festa do Disco convivem todos os estilos musicais, do Pop ao Rock, do Jazz à Clássica, da World Music à Alternativa, incluindo os nomes mais importantes e mais conhecidos dos diversos géneros da música portuguesa.

Sem perder estas características, a Festa do Disco oferece este ano aos visitantes e às visitantes da Quinta da Atalaia um especial motivo de atracção: uma forte presença do vinil, com registos fonográficos de vários géneros e formatos, novos e usados.

Juntando quantidade, diversidade e qualidade, há aqui largas dezenas de milhares de LP, singles, CD, DVD.

A acompanhá-los estarão acessórios conotados com a música, como t-shirts e posters, entre outros. Os preços, como sabe quem já visitou a Festa do Disco noutros anos, são bem convidativos. Daqui sairão satisfeitos aqueles e aquelas que, em comum, têm o prazer de ouvir e viver a música.

 

 Cartaz da EP 2007
 
Festa do Avante 2007
7, 8 e 9 de Setembro