Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow PCP na AR sobre IVG
Aterro de resíduos banais de Maiorca (antiga pedreira, no concelho de Figueira da Foz)
Intervenção de Miguel Tiago (sessão de perguntas ao Governo)
Sexta, 03 Fevereiro 2006

Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado,

Antes de mais queria fazer aqui uma saudação ao PSD. É que o PSD também andou um pouco aos ziguezagues nesta situação. Em 2003, o PCP já tinha apresentado um requerimento sobre esta matéria e a resposta, na altura de um governo do PSD, foi muito semelhante àquela que o Sr. Secretário de Estado acabou de dar agora em nome do Governo do PS… Portanto, há também que denunciar estas incongruências. De qualquer das formas, o problema não fica sanado por si, porque os dois partidos não se entendem nem consigo próprios.

O Sr. Secretário de Estado garante que a legislação da altura foi cumprida. Importa saber se a legislação actual, que é mais rigorosa e mais exigente, será também cumprida.

Importa, antes do mais, ter da parte do Governo a garantia de que as populações serão respeitadas.

Ora, as populações já manifestaram por demais vezes a censura e a rejeição da instalação deste aterro que levanta todas as dúvidas. O próprio Laboratório Nacional de Engenharia Civil, de acordo com a própria resposta do Sr. Secretário de Estado a um requerimento, levanta questões na área da geotecnia e na área da hidráulica.

Também sabemos perfeitamente que este aterro se situa num terreno que está em comunicação com sistemas aquíferos, que por sua vez estão em comunicação com o rio Mondego. Portanto, não há aqui qualquer garantia de que exista uma certeza absoluta de que não é prejudicial nem à saúde pública nem ao ambiente. Esta é a questão essencial.

À parte da legislação, gostaria de saber se este Governo está disposto a afirmar que irá, contra tudo e contra todos, nomeadamente autarquia e populações, continuar na senda da instalação deste aterro.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet