imagem: festa do avante!2006  1,2 e 3 de setembro
Página PCP
A Festa
A EP
Os Espectáculos
Os Artistas da Festa
O Avanteatro
O Espaço Central
As Organizações do PCP
O Espaço da Juventude
O Desporto
A Festa do Livro /Disco
Os Debates
A Gastronomia
O Espaço Internacional
As Informações Úteis
As Fotografias
A Abertura da Festa
O Comício

O Espaço Central
Quarta, 19 Julho 2006

 |Artes | Espaço Ciência | Espaço TIC's | Comunic | Auditório de Projecção | Loja da Festa |

 

O Pavilhão Central é a sala de visitas da Festa do Avante!, onde se encontram as principais exposições evocativas da história, da luta, do projecto e da vida do PCP e dos trabalhadores do nosso país. É também aí que têm lugar numerosos debates que, em torno das grandes questões da actualidade, levam milhares de visitantes da Festa ao contacto com as opiniões e propostas do PCP.

Este ano, assinalam-se os 85 anos do PCP, uma data de grande significado histórico para a luta dos trabalhadores e do povo português e que será evocadas numa das exposições sob o lema «85 anos do PCP – Abrindo caminhos para um Portugal com futuro».

Os 75 anos do Jornal Avante! – órgão central do PCP -e as 30 Festas do Avante! realizadas desde 1976, ocuparão uma vasta área de exposição, onde serão evocados o papel do Avante!, quer na luta e resistência dos trabalhadores contra o fascismo e a política de direita, quer na organização do Partido.

Do jornal que dá nome à Festa, passamos para um retrato das 29 Festas do Avante! realizadas até hoje, desde o Pavilhão de Congressos da FIL, passando pelo Vale do Jamor, Alto da Ajuda, Loures e, finalmente, a magnífica Quinta da Atalaia. Uma verdadeira homenagem à maior iniciativa político-cultural do país, orgulho maior da capacidade de realização do PCP.

Na entrada do Pavilhão Central pode-mos encontrar dois gigantescos painéis com referências ao papel e actualidade da Constituição da República Portuguesa – que celebra 30 anos, e aos 100 anos do nascimento do compositor Fernando Lopes Graça, evocando a sua obra ímpar, a sua condição de militante comunista e relação com a Festa do Avante!. Os 70 anos de abertura do Tarrafal – campo de concentração que o regime fascista inaugurou em 1936 – onde perderam a vida dezenas de comunistas e outros antifascistas, são evocados através de um painel no Pavilhão Central.

O Pavilhão Central é também um espaço de denúncia da política de direita do Governo do PS, do ataque sem precedentes dirigido contra os direitos dos trabalhadores e o estado democrático, que tem merecido não só a denúncia do PCP, como a determinada e combativa acção e luta por parte dos trabalhadores e de vastas camadas da população, que não aceitam esta política e exigem uma outra. «Portugal Precisa – O PCP Propõe» é uma campanha que está em curso, que tem dado a conhecer as propostas do PCP para a resolução dos problemas do país e que estará visível nos três dias da Festa.

 

Junta a tua à nossa voz – adere ao PCP

Sob a consigna «2006 - ano de reforço do Partido», está presente uma exposição e um local de contacto dos visitantes da Festa com dirigentes do PCP. Espaço destinado ao esclarecimento de dúvidas, de propostas e também para a adesão ao PCP.


Artes

As artes plásticas, mesmo não havendo este ano lugar à Bienal, voltarão a marcar forte presença na 30ª edição da Festa do “Avante!” através da «Comunic@to – arte e comunicação na política», uma mostra de decorrerá sob o lema Romper Amarras.Pintura, escultura, fotografia, maquete de cartaz, slogan em faixa ou mural, instalação, cartoon, caricatura ou fotomontagem e vídeo serão algumas das expressões artísticas propostas para, com a diversidade de opções formais e estéticas, fazer convergir a expressão artística com a luta pela do projecto de emancipação social, económica, política e cultural iniciado com o 25 de Abril.

 

diascoelhoJosé Dias Coelho no espaço das artes

A vida e a o obra de José Dias Coelho, a artista plástico e funcionário clandestino do PCP, que a P PIDE a assassinou e em 19 de D Dezembro de1961, e estarão e em destaque no e espaço das artes plásticas, no Pavilhão Central da Festa.

Em Janeiro de 1962, o Avante! publicava na primeira página uma gravura representando José Dias Coelho, feita com a técnica que ele tantas vezes utilizou. Ao lado, surgia um texto de denúncia de mais um crime do fascismo e palavras de louvor à vida que aquele camarada dedicou à causa da democracia e do socialismo e à luta do Partido.

Com 38 anos de idade e membro do PCP desde jovem, havia sete anos que estava inteiramente dedicado ao trabalho político clandestino. Ainda muito jovem, José Dias Coelho aderiu à Frente Académica Anti-fascista e, mais tarde, já aluno de Belas Artes, fez parte do MUD Juvenil e participou em várias lutas académicas, contra a repressão e pela paz.

Artista plástico de grande sensibilidade, José Dias Coelho teve intensa actividade como militante comunista e na luta contra o fascismo. Entre outras tarefas, trabalhou na oficina de falsificações de documentos, permitindo que muitos camaradas evitassem a repressão. Na imprensa clandestina do Partido, são de sua autoria muitas das mais conhecidas e significativasescultura-dias_coelho gravuras.

Na Festa do Avante! estarão patentes obras de José Dias Coelho, desde os tempos de estudante de Belas Artes, até à época de funcionário clandestino do PCP. Dia Coelho foi ainda responsável pela edição de A Resistência em Portugal. O trabalho de publicação deste livro (realizado em estreita colaboração com a sua companheira, Margarida Tengarrinha) foi interrompido pelo seu assassinato. Mas o livro acabaria por circular clandestinamente algum tempo depois e, após a revolução, teve edição legal.

 



Espaço Ciência - A terra e o o céu

cartaz-cienciaPorque tem a Terra pólos achatados? Porque tem um eixo de rotação? Como devemos olhar para os astros e que segredos encerram?

A Astronomia e a Física dão respostas a estas e muitas outras questões que serão respondidas por prestigiados professores e astrónomos e estudantes do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, em debates e palestras e através de observações na exposição de Astronomia.

As experiências de Física, ao vivo, essas, estarão mais relacionadas com a temática da terra, nos âmbitos da Física e da Astronomia.

Fora do pavilhão, junto ao lago, através da observação dos astros, o visitante, enquadrado no sistema solar, é informado sobre as especificidades dos planetas, das estrelas e dos asteróides. Dentro do pavilhão, será simulada uma visão aérea, partindo do Espaço até se chegar à Terra, abordando as origens do Universo, a nossa galáxia, o sistema solar e o nosso planeta.

O mundo pula e avança

Rómulo de Carvalho, poeta e cientista que nas suas obras literárias usava o pseudónimo de António Gedeão, autor do poema «Pedra filosofal», será homenageado, no centésimo aniversário do seu nascimento, na exposição de Astronomia e Física, junto ao lago e ao longo das exposições do espaço.

Na exposição sobre a «Relação da Terra com a arte», era inevitável falar de Rómulo de Carvalho. Como, aliás, dos artistas que, preocupados com a defesa da terra, têm sabido, através do romance e da prosa nomeadamente, perspectivar um mundo que salvaguarda natureza e denunciar a sua destruição. As suas obras reflectem, assim, os problemas da época em que vivem e apresentam, através da arte, alternativas com vista à preservação do Planeta.
(Programa de debates do Espaço da Ciência)

 

 


TIC’s – Tecnologia de Informação para todos

KomunixO Espaço Tecnologias de Informação e Comunicação tem garantida a sua presença, pelo terceiro ano, no Pavilhão Central.
A exposição patente no espaço tratará do «Plano Tecnológico», das contradições e fragilidades e das alternativas possíveis; da utilização de software livre em ambiente educativo, e da problemática da acessibilidade digital. (Programa de debates do Espaço das TICs)
Durante os três dias decorrerão workshops de demonstração, instalação e utilização de software livre. Será editada a versão 3.0 do Komunix, baseada no sistema operativo livre Linux. 

Neste espaço decorreram workshops nos 3 dias da Festa:

Sexta-feira, 1 de Setembro

21h00 às 22h00 – Acção sobre Software livre (instalação de Linux)

Sábado, 2 de Setembro

18h00 às 19h00 – Acção sobre Software livre (público em geral)

Domingo, 3 de Setembro

16h30 às 17h30 – Acção sobre Software livre (instalação de Linux)

 


Comunic – a Rádio do PCP – em directo na Festa

comunic

 

 

Há um ano que o PCP marca presença com a sua rádio no ciberespaço, a Comunic, utilizando uma nova forma de comunicação para dar a conhecer o passado e o presente e desafiar o futuro. Naturalmente, a rádio estará presente na Festa, com um estúdio montado no Pavilhão Central de onde emitirá durante duas horas por dia.

A Comunic dá grande destaque à entrevista e à reportagem, abordando as propostas e a acção do PCP, ao mesmo tempo que foca temas da actualidade de natureza política, social e cultural. As emissões em directo decorrem às quintas-feiras, entre as 15h e as 18h, mas podem ser ouvidas em qualquer altura em www.comunic.pcp.pt. 

Na festa, a Comunic emite Sexta-feira e Sábado das 19h às 21h e no Domingo das 18h (transmissão integral do Comicio) às 21h.

 

Loja da Festa

Neste espaço, localizado no Pavilhão Central, o visitante pode encontrar toda uma panóplia de produtos editados pelo PCP e pela Festa do Avante:
CD’s,  DVD’s e Vídeos, com poesia e hinos – a Internacional e o Avante Camaradas, a Carvalhesa, documentários, registos de várias Festas do Avante, nomeadamente, a de 2005 com uma hora de registo, etc.— ; pin’s e emblemas, este ano com um PIN da Festa; várias t-shirt’s, entre as quais peças com  desenhos de Dias Coelho e de Margarida Tengarrinha e a reedição da t-shirt para senhora com os desenhos da prisão de Álvaro Cunhal; uma colecção de cartazes das 30 Festas do Avante em formato de postal; Serigrafia do Mural da Sede do PCP, na Rua Soeiro Prereira Gomes,etc.

 

Auditório de projecção
Tal como em outros anos, no Pavilhão Central há lugar para um auditório e projecção onde serão exibidas longas e curtas metragens deautores nacionais e estrangeiros. Da película em 16mm ao formato digital, dos clássicos às mais recentes abordagens de ficção ou documental, passando pela animação. O Mundo no Cinema, o Cinema na Festa!

Programação 

Sexta-feira
19h00 -  30 Festas
20h00 -  Longa Metragem – Guerra Civil Espanhola: ficção

Sábado
11h00- Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Paraíso das Imagens:
Discurso de boas vindas
Duas bagatelas
Matriosca
O Senhor Pointu
Paraíso Perdido
Assalto no Oeste
Historia de Natal


12h00-Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
O Homem de Papel

13h00- Filme Festa do Avante 2005

14h00-Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Panorama Animado da Checoslovaquia Vol I
Inspiração
O Leão e a Canção
A Paixão
A Campainha Arrancada
A Toupeira no Carnaval

15h00- Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Panorama Animado da Checoslovaquia Vol II
Maryska e o Castelo dos Lobos
O Rei e o Gnomo
História Musical
Brincadeiras
Um Conto na Corda

16h00 - Filme sobre as eleições presidenciais, Comicio Pavilhão Atlântico

17h00 - Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Panorama Animado da Checoslovaquia Vol III
Arcanjo Gabriel e a Senhora Pateta
Um Copo a Mais

18h00- Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Panorama Animado da Checoslovaquia Vol IV
A Mão Os Cavaleiros do Apocalipse de Albrecht Durer Imago
O Poço, O Pêndulo e a Esperança

19h00- 30 festas
20h00- Documentário
21h00- Peniche: da Resistência à Liberdade
22h00- Longa Metragem : ficcção 

Domingo

11h00-Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Panorama Animado da Checoslovaquia Vol I
Inspiração
O Leão e a Canção
A Paixão
A Campainha Arrancada
A Toupeira no Carnaval


12h00-Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Paraíso das Imagens:
Discurso de boas vindas
Duas bagatelas
Matriosca
O Senhor Pointu
Paraíso Perdido
Assalto no Oeste
Historia de Natal


13h00- Filme Festa do Avante 2005

14h00 – Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
O Homem de Papel

15h00 – Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Panorama Animado da Checoslovaquia Vol II
Maryska e o Castelo dos Lobos
O Rei e o Gnomo
História Musical
Brincadeiras
Um Conto na Corda


16h00- Homenagem ao Cinema de animação na Escolha de Vasco Granja
Panorama Animado da Checoslovaquia Vol III
Arcanjo Gabriel e a Senhora Pateta
Um Copo a Mais

20h00- Documetário

21h00- Peniche: da Resistência à Liberdade

22h00- Longa Metragem : ficcção 

 

 

 Cartaz da EP 2007
 
Festa do Avante 2007
7, 8 e 9 de Setembro