Intervenções e Artigos

Sobre as amea?as militares dos EUA ao Iraque
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Terça, 03 Fevereiro 1998

As amea?as dos EUA de interven??o militar no Iraque constituem um grave perigo para a paz e seguran?a na regi?o e no mundo, e inserem-se nos seus prop?sitos de hegemonia mundial. Esta pol?tica da Administra??o Clinton, levada a efeito ? revelia do pr?prio Conselho de Seguran?a da ONU, encontra s?rias resist?ncias no mundo, incluindo entre os seus mais directos aliados. A visita de Bill Richardson a Lisboa e o seu encontro com Jaime Gama insere-se exactamente no objectivo dos EUA de vencer resist?ncias e ganhar apoios para os seus prop?sitos agressivos em rela??o ao Iraque. A posi??o do Governo Portugu?s assumida por Jaime Gama ? particularmente grave para a dignidade, a soberania e os interesses nacionais porque n?o defendeu que o conflito entre os EUA e o Iraque deve ser resolvido no quadro da ONU por via diplom?tica, nem garantiu que as bases americanas nas Lages n?o ser?o utilizadas para agredir o Iraque. Esta posi??o do Governo Portugu?s ? tanto mais inquietante quanto outros pa?ses da U.E., entre eles Espanha e Fran?a, se demarcaram claramente da posi??o norte-americana. O PCP alerta para a gravidade de um envolvimento de Portugal nesta estrat?gia agressiva dos EUA, que compromete a soberania nacional e os interesses e a coopera??o do nosso pa?s com o mundo ?rabe.

Jornal «Avante!»
«O Militante»