Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow Posições Políticas sobre IVG
Sobre os sofismas do Ministro da Defesa
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Sexta, 09 Novembro 2001

Declarou ontem o Ministro da Defesa que, no princípio de 2002, a LPM retornará à Assembleia da Republica no quadro da reavaliação a que está sujeita nos anos pares.

Acrescentou ainda o Ministro da Defesa que as Chefias Militares têm manifestado preocupações quanto ao reequipamento face ao tempo de demora entre as decisões e as aquisições.

2. O PCP considera necessário esclarecer que essa revisão plurianual coincide com os ciclos de planeamento da NATO e foi exactamente por se saber que em 2002 a LPM seria sujeita a revisão, que o PCP - no quadro de debate parlamentar sobre esta lei - propôs que, existindo já uma LPM em vigor até 2003, o Governo não avançasse com esta LPM sem um amplo debate prévio definidor das Grandes Opções do Conceito Estratégico da Defesa Nacional.

Por outro lado, o PCP, não estranhando tais preocupações que aliás não são novas, das Chefias Militares, considera um grande sofisma o uso por parte do MDN de tais preocupações. Na verdade, o Governo não pode, por um lado, impor mais uma vez às Forças Armadas um orçamento fortemente restritivo, agravado pelo facto de o Governo não ter um projecto credível quanto ao seu futuro e, por outro lado, usar o seu mal-estar e preocupação para pressionar as forças políticas a conterem o seu juízo crítico sobre as opções do Governo que causam esse mesmo mal-estar e preocupação.

O PCP reitera a sua crítica de sempre a esta LPM, que não partindo de nenhuma definição conceptual de acordo com a realidade presente e assente nos reais interesses e possibilidades nacionais, compromete as futuras gerações com pesados encargos financeiros e retira, por dezenas de anos, capacidade de adaptação ao nosso país em matéria de aquisição de reequipamentos por virtude de alterações que justifiquem outras opções.

Por fim, o PCP chama à atenção dos portugueses para a situação difícil em que se encontram as Forças Armadas e que este Orçamento de Estado tende a agravar. O PCP tudo continuará a fazer no sentido salvaguardar o prestigio da instituição militar e a dignidade e dignificação dos militares.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet