imagem: festa do avante!2006  1,2 e 3 de setembro
Página PCP
A Festa
A EP
Os Espectáculos
Os Artistas da Festa
O Avanteatro
O Espaço Central
As Organizações do PCP
O Espaço da Juventude
O Desporto
A Festa do Livro /Disco
Os Debates
A Gastronomia
O Espaço Internacional
As Informações Úteis
As Fotografias
A Abertura da Festa
O Comício

O Desporto
O Desporto
Quarta, 19 Julho 2006
CLASSIFICAÇÕES 19ª CORRIDA DA FESTA
Individual
Equipas Desporto para todos na Atalaia

Onde é possível juntar cerca de 30 modalidades desportivas num só espaço, durante três dias? Na Festa do Avante! há um pouco de tudo, nuns casos para assistir, noutros para participar: patinagem, artes marciais, xadrez, hóquei, futsal, minibasquete, voleibol, ginástica, mah-jong, malha, slide, andebol, setas, paraquedismo e, claro, atletismo.

A Festa do Avante! assinala este ano a sua 30.ª edição, num longo caminho que a consagrou como a maior iniciativa político-cultural de massas do nosso País e onde o desporto tem marcado lugar de destaque.

Desporto na Festa Em conversa com o Avante!, António Joaquim, Mário Cunha, Paulo Júnior, Bruno Correia, Manuel Catarino e Carlos Marques, da Comissão de Desporto da Festa, recordando que a situação do País se reflecte também no desporto, e, principalmente, no movimento associativo, afirmaram: «O PCP tem, como se sabe, em grande apreço a importância do movimento associativo na prática do desporto e por isso procuramos reflecti-lo na Festa com a presença de diversas modalidades», esclareceram, acentuando que a promoção é feita nas colectividades com uma vasta participação de muitos atletas. «Mais uma vez estamos a contribuir para um trabalho de desenvolvimento não só das camadas jovens mas em todos os sectores.» O tema «30 anos de desporto na Festa do Avante!» vai ser tratado na exposição deste espaço. «Vamos fazer uma retrospectiva dos principais momentos em termos desportivos da Festa do Avante!, nomeadamente as notáveis presenças de delegações de atletas da RDA, da União Soviética e de outros países socialistas. «Foram inesquecíveis como espectáculo, mas também um importante contributo para a divulgação do desporto, em Portugal, muito especialmente do atletismo», concluíram.

Corrida da Festa
Confraternização e solidariedade

Domingo – 09.30 horas Corrida da Festa (atletismo).

Desporto na Festa A Corrida da Festa constitui já um marco no desporto nacional, envolvendo milhares de atletas, amadores e profissionais. Como já vem sendo hábito, a 19.ª Corrida da Festa realiza-se no dia 3 de Setembro, domingo, a partir das 09h30. Esta corrida, que se realiza anualmente, é uma prova aberta, de participação voluntária, destinada a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não, ou atletas individuais. «Permitir, através da prática de desporto, oportunidades de convívio, confraternização, amizade e solidariedade perante as contingências dos resultados da competição desportiva», «proporcionar situações para compreensão do fenómeno desportivo e para a defesa dos direitos dos cidadãos à prática do desporto» e «defender os valores do desporto quer como fenómeno de integração, quaisquer que sejam as origens sociais ou convicções políticas ou religiosas dos participantes, quer como contributo para a melhoria das suas condições de vida», são alguns dos objectivos desta prova.

 

Programa Polidesportivo

Sexta-feira

Exibição Patinagem Artística: colaboração do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional e Clube de Patinagem Artística da Escola Básica integrada 1,2,3 da Charneca de Caparica;

Gala de Artes Marciais colaboração da Casa do Povo de Corroios (karate goju r ryu); Academia Instrução e Recreio Al-madense (kung-fu); Centro Cultural e Desportivo das Paivas (aikido); Clube Doju Shai (Kara-te); Chut 2 (Katateshotokan); Santa Casa da Misericórdia do Seixal (aikido).

Sábado

Exibição Futsal Feminino Juniores, colaboração do União Futebol Clube «Os Pastilhas» e Academia Desportiva Infantil e Juvenil Bairro Miranda;

Torneio Futsal Masculino Juvenis, colaboração do Vitória Futebol Clube; União Futebol Clube «Os Pastilhas»; Clube Desportivo e Recreativo «Águias Unidas» e Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional;

Torneio de Minibasquete

Torneio de Voleibol: Iniciados;

Sarau de Ginástica colaboração do Grupo Desportivo do Pessoal da Cimpor Alhandra (acrobática); Grupo de Ballet e Dança Jazz do Fanqueiro (ballet e dança jazz); Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro/Rouxinol (trampolim); Ginásio Clube de Sines (trampolim); Clube Recreativo da Cruz de Pau (ginástica acrobática iniciação e competição); Grupo Dramático Corações de Vale Figueira (gimnaestrada); Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro (ginástica rítmica e hip hop).

Domingo

Torneio Futsal: Masculinos Juvenis, Apuramento do 3.° e 4.° Classificado;

Torneio de Futsal: Masculino Juvenis, Apuramento do 1.° e 2.°Classificado; IV Festand;

Exibição Andebol Veteranos;

Basquete 3x3.

 

Pavilhão do Xadrez/Mas-jong

Sexta-feira – Prática livre;

Sábado - MahJong Torneio: Clube Recreativo Piedense;

Xadrez

Torneio de semirápidas 15 minutos (inscrições a partir das 14.30 horas);

Xadrez Simultânea: com o mestre.

Domingo

Xadrez Prática livre; MahJong

Finais/Torneio.

 

Pavilhão das Setas/Damas

Sexta-feira – Setas Demonstração/Experimentação.

Sábado – Torneio de Damas; Setas Demonstração/Experimentação.

Domingo – Torneio de Setas.


Malha

Sábado – Torneio Individual de Malha Corrida, aberto a todos os visitantes da Festa do Avante!; Torneio de Malha Grande colaboração do C.D.C.R da Gâmbia; Café Caixeirense; Ídolos da Anunciada; F.C. Fominho; União F.C. Jardiense e Soe. Recreativa Atalaiense;

Torneio de Malha Pequena colaboração do Arroteense; Cooperativa de Alhos Vedros; Banheirense; Vontade do Povo da Moita; Grupo Recreativo Familiar do Bairro Gouveia; Grupo Desportivo Chinquilho «Sempre Fixe»; Associação Amizade Arroteense e Centro Cultural Recreativo «União Pires»; 1.° Campeonato de Malha Masculino e Feminino da Festa do Avante! (finais), colaboração do Clube Recreativo da Cruz de Pau; Associação de Reformados Pensionistas  e Idosos de Paio Pires; Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pinhal de Frades e Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Fogueteiro. Domingo – Torneio de Malha Corrida por Equipas, aberto a todos os visitantes da Festa do Avante! e com a presença de equipas do Litoral Alentejano; Malha Grande (meias finais e finais) Malha Pequena (meias finais e finais).

Slide/ Escalada/ Pára-quedismo

Sábado – Slide e Escalada Colaboração da Assoc. pára-quedistas Almada/Seixal.

Domingo – Slide Escalada; pára-quedistas masculinos e femininos, colaboração da Assoc. pára-quedistas  de Loures e Assoc. pára-quedistas do Sul.

 


imagem: folheto corrida da festa 2006 imagem: folheto campeonato de malha festa do avante 2006 imagem: folheto passeio cicloturismo festa 2006 imagem: folheto convivio de pesca desportiva festa 2006

 

 Cartaz da EP 2007
 
Festa do Avante 2007
7, 8 e 9 de Setembro