Moção e Apelo
Comunicado final aos órgãos de comunicação social 12/11/2006
Intervenções
Lista de Partidos Presentes
Notas de Imprensa
Fotografias/Photos
- - - - - - -
Motion and Appeal
Final Press Release 12/11/2006
Contributions
List of Participants
Press Release
Inicio/Homepage

 

Filme sobre PCP -  85 anos de Solidariedade com os povos em luta
Filme exibido no Comicio Internacional, em Almada
PCP - 85 anos de solidariedade com os povos em luta

arrow Início arrow Notas de Imprensa

Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Sobre a recente evolução da situação nas Honduras
Sábado, 26 Setembro 2009
honduras.jpg Face aos recentes desenvolvimentos da situação nas Honduras, com o regresso ao país do Presidente Manuel Zelaya, o PCP reitera a sua firme condenação do golpe de estado perpetrado em 28 de Junho contra o povo e a ordem constitucional hondurenha.


O PCP denuncia e condena veementemente a repressão contra os trabalhadores e o povo hondurenhos e insiste na necessidade da imediata reposição da ordem constitucional, incluindo a urgente e incondicional retoma das funções de Manuel Zelaya como legítimo Presidente das Honduras, assim como o absoluto respeito do direito internacional, garantindo a inviolabilidade das representações diplomáticas.

O PCP reafirma a sua solidariedade para com o povo e as forças progressistas hondurenhas que, com assinalável persistência e determinação, prosseguem há meses a luta pela recuperação da legalidade democrática e constitucional no seu país, saudando as iniciativas de apoio à resistência e às acções dos trabalhadores e sectores democráticos das Honduras.

O PCP, chamando a atenção para a hipocrisia que tem caracterizado a postura da chamada «comunidade internacional» na reacção ao golpe de estado perpetrado pela oligarquia e a reacção hondurenha, considera indispensável uma clara e adequada tomada de posição do Governo português em prol do imediato restabelecimento da legalidade constitucional nas Honduras.
Posição tão mais importante quanto será Portugal o país anfitrião da XIX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, a realizar de 30 de Novembro a 1 de Dezembro de 2009, no Estoril.