Intervenções e Artigos
Folheto em PDF
Depoimentos em video

Início arrow PCP na AR sobre IVG
Debate de actualidade em plenário
Supervisão Bancária
Quarta, 03 Junho 2009
euros.jpgO PCP agendou para hoje na AR um debate de actualidade sobre a Supervisão Bancária. Perante a clara falência deste mecanismo regulador, "sendo evidentes as suas responsabilidades na falta de acompanhamento, fiscalização e punição das fraudes, ilegalidades e irregularidades ", do que são exemplos os casos do BCP, BPN e BPP, torna-se "indispensável que o Parlamento discuta com urgência o papel da supervisão bancária no nosso país".

Supervisão Bancária

A cada dia que passa é mais gritante a falência da supervisão bancária, sendo evidentes as suas responsabilidades na falta de acompanhamento, fiscalização e punição das fraudes, ilegalidades e irregularidades em várias instituições bancárias. Os casos BCP, BPN e BPP têm revelado uma supervisão bancária inoperante perante as graves situações ali ocorridas, não utilizando sequer os mecanismos que, já hoje, estão à sua disposição na lei.

Acresce que o esclarecimento destas várias situações tem contado, quer na anterior comissão de inquérito sobre o BCP, quer na actual sobre o BPN, com uma inaceitável postura de negação de informação e esclarecimento à Assembleia da República.

Num momento em que o Estado injecta milhares de milhões de euros na banca e perante as graves irregularidades de todos conhecidas, é indispensável que o Parlamento discuta com urgência o papel da supervisão bancária no nosso país.

Nesse sentido o Grupo Parlamentar do PCP solicita a realização de um Debate de Actualidade em plenário, nos termos do Artigo 8º, alínea e) e do 72º do Regimento da Assembleia da República, sobre "supervisão bancária".

Jornal «Avante!»
«O Militante»