Intervenções e Artigos
Depoimentos em video

Início arrow Posições Políticas sobre IVG
"O registo"
Ruben de Carvalho no "Diário de Notícias"
Sábado, 14 Fevereiro 2004

Alan Greenspan anunciou um crescimento da economia norte-americana de 5% este ano, «o melhor registo dos últimos 20 anos».

Um intervalo entre 1980 e 2000. Nesse período aconteceu muito mais nos EUA. Apenas três companhias industriais (General Motors, Xerox e DuPont) lançaram no desemprego mais de meio milhão de trabalhadores, enquanto em resultado de três fusões (duas das quais no sector petrolífero de Bush e Cheney) 366 929 pessoas perderam o seu posto de trabalho.

A criação de emprego acantonou-se nos serviços, como a cadeia de lojas Wal-Mart ou os McDonald's, trabalhos que estão igualmente na origem do crescimento de emprego de mulheres (a ganharem em média menos de metade do salário médio), jovens (com proventos ainda menores), imigrantes asiáticos e hispânicos com baixos salários (de um em dez empregados em 1979 para um em três em 2000). Consequência, quase metade (40,9%) dos trabalhadores ganha menos, ou muito menos, que o salário médio. Em 1980, 5% das famílias mais ricas arrecadavam 14,6% do total de rendimentos; em 2001, os mesmos 5% já recebiam 21%. Claro que em contrapartida os rendimentos dos 5% mais pobres caíram 20,8%. O melhor registo dos últimos 20 anos.

Jornal «Avante!»
«O Militante»