Diversas organizações têm vindo a denunciar as condições dos presos políticos saharauis, chamando a atenção para as greves de fome que desde o início do ano se têm multiplicado. São denunciadas não só as condições sub-humanas das prisões, como a falta de assistência médica, os maus tratos sofridos, as torturas, a escassez de alimentos, o impedimento de visitas das famílias, as transferências arbitrárias dos presos de prisão em prisão e o facto de estarem muitas vezes detidos em celas com presos de delito comum.
Apesar das múltiplas queixas apresentadas ao Ministério da Justiça do Reino de Marrocos, à CNDH (comissão nacional de direitos humanos) e outras instituições marroquinas, as condições dos presos políticos continuam a ser deploráveis.
No passado dia 28 de Setembro, Hasana Elwali, preso político saaraui, morreu após várias semanas em estado grave devido aos espancamentos e torturas sofridas.
Tendo em conta o quadro de cooperação da UE com o Reino de Marrocos, solicito à vice-presidente da Comissão Europeia que me informe sobre:
1. Se tem conhecimento destas denúncias e que medidas tomou ou pensa tomar na sequência das mesmas;
2. Que implicações retira das reiteradas violações dos direitos humanos da população saharaui e do incumprimento de resoluções das Nações Unidas para o futuro das relações UE-Marrocos?