Portugal, à semelhança dos restantes países mediterrânicos, tem sido flagelado todos os Verões com incêndios com enormes consequências económicas, sociais e ambientais.
Na sequência de qualquer incêndio, existem um conjunto de operações relacionadas com a recuperação das áreas ardidas e que têm que ver com a recuperação das linhas de água, dos caminhos e medidas de estabilização do solo limitando a erosão.
Segundo a opinião defendida pelos técnicos do ICNF, Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta, e pela generalidade da comunidade científica, estas operações, se efectuadas nas semanas a seguir ao incêndio, e designadamente antes das chuvas de Outono, serão muito mais eficazes e levaram à poupança de todas as operações posteriores e recuperação da flora florestal.
No sentido de poder melhorar a qualidade das intervenções ao nível da recuperação das áreas ardidas, venho por este meio perguntar à Comissão Europeia se está disposta a criar mecanismos que possam desbloquear fundos da reserva de emergência prevista na nova politica agrícola comum?